SAÚDE: PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E O DIABETES

na Categoria Saúde

A Hipertensão Arterial e o Diabetes são condições de saúde crônicas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Para muitos pacientes que convivem com essas condições, a importância de ações de saúde que incluam profissionais de nutrição e fisioterapia é fundamental. Neste sentido, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última quarta-feira (13/9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelmolândia, uma atividade educativa sobre os cuidados que devem ser adotados para o controle das condições. A iniciativa foi ministrada pelo grupo do HIPERDIA, Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes .

O HIPERDIA realiza o cadastramento e o acompanhamento de hipertensos e diabéticos, visando o controle da Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nutrição desempenha um papel crucial no controle dessas doenças, pois uma dieta equilibrada pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Os profissionais de nutrição podem orientar os pacientes sobre escolhas alimentares saudáveis, planejamento de refeições e controle de porções, promovendo um estilo de vida mais saudável. Já a fisioterapia desempenha um papel essencial no gerenciamento dessas condições. A atividade física regular é fundamental para manter um peso saudável, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema cardiovascular. Os fisioterapeutas podem desenvolver programas de exercícios personalizados que atendam às necessidades individuais dos pacientes, tornando-os mais capazes de controlar sua pressão arterial e níveis de glicose no sangue. Com a assistência desses profissionais, muitos pacientes podem reduzir os riscos associados a essas condições e melhorar significativamente sua qualidade de vida.

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde (Posto) mais próxima da sua residência.