SAÚDE: PREFEITURA DE SABARÁ REALIZA ATIVIDADES SOBRE O JANEIRO BRANCO NA CIDADE

na Categoria Saúde

Com o intuito de celebrar o Janeiro Branco, mês que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, neste mês, diversas atividades na cidade, voltadas para a temática.

Foram promovidas palestras, rodas de conversas e dinâmicas que trataram de temas, como “O Impacto da Solidão no Uso Excessivo da Comunicação Informatizada”, ”Enfraquecimento da Sociabilidade e Riscos para a Saúde” e “Pesos Emocionais e Suas Consequências”. As iniciativas aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Nova Vista, Castanheiras, Novo Alvorada e Vilas Reunidas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre questões relacionadas ao bem-estar psicológico, uma vez que a participação popular nesse movimento é algo fundamental para quebrar estigmas e promover um ambiente mais acolhedor e compreensivo em relação às questões mentais.

De acordo com a coordenadora da Equipe Multiprofissional, Gabriela Castro, “as doenças decorrentes do estresse, como a ansiedade e a depressão, têm índices alarmantes no Brasil. Alcançar o bem-estar físico e mental é um grande desafio. Não somos totalmente saudáveis se a nossa mente não estiver em equilíbrio”, destacou.