SAÚDE: PREFEITURA DE SABARÁ ENTREGA UBS SIDERÚRGICA – POLICLÍNICA TOTALMENTE REFORMADA

na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, na manhã desta quarta-feira (31/5), as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde Siderúrgica – Policlínica, prestando uma homenagem ao Dr. Fausto Rocha Cruz.

Na abertura da solenidade de entrega, a secretária municipal de Saúde, Mariana Nunes, relembrou a trajetória do Dr. Fausto no atendimento médico em Sabará, agradecendo também a todos os colaboradores da saúde. “Agradeço a Deus por tudo que temos realizado nos últimos tempos. Esta é a sétima unidade de saúde reformada, graças à confiança que o prefeito Wander Borges deposita em toda a equipe”, disse.

“Ver uma unidade toda reformada, com um espaço agradável e acolhedor, é muito gratificante. Tenho certeza que, com essas intervenções, os usuários dos serviços ganham em qualidade e eficiência no atendimento”, comentou o vereador Guilherme Alves.

Presente no evento, a esposa do Dr. Fausto, sra. Maria Luiza Rodrigues, agradeceu a homenagem. “Lembrar do meu esposo é contar um pouco da história de uma pessoa 100% dedicada a servir o próximo. Ele atendia até de forma voluntária. Amou a profissão e amou cuidar dos outros. Foi um verdadeiro exemplo de homem”, destacou.

Serviços executados

Na UBS Siderúrgica – Policlínica, denominada “Dr. Fausto Rocha Cruz”, foram feitas diversas intervenções como revisão do telhado, revisão das instalações elétricas e hidrosanitárias, melhoria de acesso para a sala de vacina, padronização da recepção, pintura das áreas interna e externa, instalação de painéis de comunicação, placas de sinalização e paisagismo.

Dr. Fausto Rocha Cruz

Fausto Rocha Cruz, mais conhecido como Doutor Fausto. Filho de João de Deus Magalhães Cruz e Lygia Rocha Cruz. Neto do Comendador Sétimo de Paula Rocha. Nascido em Sabará, aos quatro anos de idade mudou-se para Belo Horizonte, onde passou a infância e juventude.

Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas em 1970, um ano depois, casou-se com Maria Luiza Rodrigues, da união do casal nasceram dois filhos. Doutor Fausto comemorou, no início de 2020, 50 anos de profissão. Uma vida dedicada aos pacientes e à missão de cuidar. Logo que se formou, retornou à terra natal para trabalhar como médico, exercendo vários cargos.

Foi diretor do Departamento Municipal de Assistência Médica (antigo DEMAM); diretor do PAM (antigo INAMPS); médico perito do INSS; médico da Associação Beneficente dos Empregados da Belgo Mineira e médico da Santa Casa de Misericórdia de Sabará. Na Prefeitura ele atuou como clínico geral e pediatra.

Desde 2006 trabalhou como médico da família no PSF da comunidade de Pompéu. Por causa da pandemia do novo coronavírus, ficou afastado de suas atividades por fazer parte do grupo de risco. Em sua trajetória profissional passou por muitos momentos marcantes, um deles foi quando trabalhou como médico neonatologista, no berçário da Santa Casa de Sabará.  Ele relatou que não tinha felicidade maior quando recebia os bebês prematuros com pouca chance de vida e, apesar dos escassos recursos, pois naquela época não existia CTI em Sabará e, com a colaboração da enfermagem, conseguia salvar a vida dos recém-nascidos.

Doutor Fausto faleceu no dia 16 de dezembro de 2022, em Belo Horizonte, deixando um legado de muita alegria e cuidado com os pacientes. Que esse exemplo seja seguido por todos os profissionais e trabalhadores.