SAÚDE: COMITÊ DE ENFRENTAMENTO ÀS ARBOVIROSES AVALIA RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE EM SABARÁ E TRAÇA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

na Categoria Saúde

Na manhã desta segunda-feira (16/1), servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram da reunião do Comitê de enfrentamento às arboviroses. O encontro, realizado na sede do órgão, teve como objetivo avaliar o risco de epidemia de dengue em Sabará e traçar ações de mobilização e intensificação no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, sete casos foram notificados como suspeitos de dengue no município, em dezembro de 2022 e, até o momento, oito casos foram notificados como suspeitos de dengue em 2023.

Ainda de acordo com o órgão, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) apresentou, em Sabará, o valor de 6,2, o que é considerado um índice alto e demonstra um alto risco de epidemia na cidade. Por meio do LIRAa, profissionais e gestores de saúde e a população podem ter conhecimento de forma rápida, por amostragem, a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti.

Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde, Mariana Nunes, ressaltou que as ações de combate à doença são realizadas durante todo o ano no município e que, neste período de chuvas e calor intenso, que requer cuidados especiais, elas serão intensificadas. Na oportunidade, destacou também o importante papel que a população tem no enfrentamento ao mosquito. “Já vamos intensificar as ações de enfrentamento à doença para prevenir e controlar a dengue em Sabará. Porém, para que tenhamos bons resultados na cidade é preciso que todos estejam em alerta no combate à proliferação do Aedes aegypti. Precisamos do envolvimento de toda a população na prevenção e controle de focos de dengue, pois a participação comunitária é fundamental para o sucesso do combate à doença”, destacou.

Como a população pode ajudar no combate à dengue?

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios;
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

Em breve, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgará o cronograma de mutirões de combate à dengue, que serão realizados na cidade.