SAÚDE: COMITÊ DE ARBOVIROSES SEGUE DISCUTINDO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE NA CIDADE

na Categoria Saúde

Na manhã desta segunda-feira (29/1), o Comitê de Arboviroses, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sabará (CMSS), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Câmara Municipal de Sabará, por meio do vereador Professor Costela, promoveu uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, para discutir sobre a continuidade da execução de medidas preventivas no combate à dengue na cidade e do plano abrangente de enfrentamento, que mobiliza diferentes secretarias municipais, conforme as atividades planejadas para cada cenário epidemiológico.

Segundo o comitê, visando lidar proativamente frente ao crescimento de casos no município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará intensificando suas atividades, incluindo visitas domiciliares e comerciais diárias, nas quais os agentes de endemias fazem o mapeamento de lugares estratégicos, órgãos públicos e focos frequentes, a fim de adotar medidas de prevenção às arboviroses.

Além dessas visitas, já estão sendo realizados mutirões na cidade, com recolhimento de pneus, garrafas plásticas, latas, copos, entre outros resíduos que podem acumular água, tornando-se possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti; o tratamento de caixas d’água; a verificação de calhas, ralos, vasos de plantas e demais pontos identificados; e limpeza de ruas.

No último sábado (29/1), a Prefeitura de Sabará realizou um mutirão para a coleta de inservíveis nas regiões alta e baixa de General Carneiro, Vila dos Coqueiros, Vila Rica e Rosário III. Mais de 150 servidores da administração municipal das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde atuaram na ação em que foram recolhidas aproximadamente 500 toneladas de inservíveis. Todos materiais coletados foram levados para a Regional de General Carneiro, onde os agentes de endemias fizeram a borrifação com inseticida. Os mutirões semanais acontecem de acordo com a evolução epidemiológica, identificada na semana anterior, com foco especial nos períodos de sazonalidade.

Importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (31) 3674-6295.