SAÚDE: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS SÃO DIPLOMADOS EM CERIMÔNIA DO PROGRAMA “SAÚDE COM A GENTE”

 na Categoria Saúde

Aconteceu na noite desta sexta-feira (25/8), no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, a Cerimônia de Diplomação de 33 formandos dos cursos técnicos do Programa “Saúde com a Gente”, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Sabará.

O programa visa apoiar estados e municípios no processo de formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), cumprindo, assim, o compromisso do Governo Federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso 3º, que delega ao SUS a competência de ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, instituiu o programa de formação técnica “Saúde com a Gente” para ACS’s e ACE’s.

Além da oferta dos dois cursos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores, por meio de um curso de extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos agentes de saúde em todo o país.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do vice-prefeito, Lucas Silva, vereadores, autoridades e servidores municipais, familiares e amigos dos formandos.

Notícias Recentes