Sabará realiza campanha contra o câncer

na Categoria Saúde
Teve início hoje (16/10) a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer em Sabará. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas no combate aos cânceres de mama, do colo de útero e de próstata com a realização de exames gratuitos. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sabará, AngloGold Ashanti e a Fundação Cristiano Varella.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o agendamento para 200 exames de mamografia e 200 preventivos (Papanicolau), sendo essa a capacidade máxima para atendimento durante a campanha. Ainda há vagas para que os homens realizem exames de PSA, por meio da coleta de sangue, com idade a partir dos 45 anos. Nesse caso, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer o agendamento.
O prefeito Wander Borges destacou a importância dessa ação no município. “Fomos contemplados com essa importante parceria para a saúde do povo sabarense. O trabalho de conscientização é muito importante e o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura”, ressaltou. Além dos exames, um profissional da Fundação Cristiano Varella fará palestras sobre o tema nos dias da campanha.
A ação é realizada por meio de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). A carreta móvel ficará até o dia 20 de outubro na Rua Mariana, em frente ao nº 112, no bairro General Carneiro. Para o atendimento, é preciso apresentar RG e CPF, além de cópia e original do cartão do SUS.