REUNIÃO INTERSETORIAL: ENCONTRO DISCUTE AÇÕES PARA A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

 na Categoria COVID-19, Educação, Governo, Saúde

Visando garantir o retorno das aulas presenciais de forma consciente, organizada e com o cumprimento de todas as medidas de segurança sanitária no município, a Prefeitura de Sabará realizou uma reunião intersetorial nessa terça-feira (26/5), no Cine Bandeirante. O encontro contou com a participação do prefeito Wander Borges, do médico e especialista em pneumologia sanitária, Ailton Alves Júnior, das secretárias municipais de Educação e Saúde, Fernanda Silveira e Mariana Nunes, e de trabalhadores das duas pastas.

Dando início à reunião, Dr. Ailton apresentou informações, dados, números e ações importantes sobre a pandemia do novo coronavírus em Sabará, no Brasil e no mundo e destacou a importância do retorno das aulas presenciais, desde que todos os procedimentos de segurança sanitária sejam executados. “Há quatorze meses as crianças estão afastadas da sala de aula e isso tem provocado sérios impactos em suas vidas. É notório que a interrupção da interação social tem causado ansiedade, depressão, comportamento violento, redução da capacidade cognitiva, entre outros distúrbios mentais. Por isso, é importante que a relação social aluno e escola na primeira infância seja restabelecida de forma consciente e segura para todos”, destaca.

Posteriormente, o prefeito Wander Borges explicou a decisão da administração municipal em retornar com as aulas presenciais. “Essa não foi uma decisão fácil. Ouvimos todos os envolvidos com a questão, fizemos inúmeros levantamentos e avaliamos diversos casos relacionados às áreas da saúde, educação e social na cidade. Além disso, tivemos a preocupação em abrir cadastro de vacinação para os trabalhadores da educação. Estejam certos de que há justificativas suficientes para esta retomada e de que ela não será feita de qualquer forma, mas sim, de uma maneira totalmente organizada, com observação a todos os protocolos de segurança. Mais do que ver nossas crianças tendo suas necessidades pedagógicas atendidas, queremos também zelar pela segurança física, mental e social”, explica.

Na sequência, foi aberto um bate-papo para que as dúvidas relacionadas ao retorno presencial das aulas fossem esclarecidas pelo Dr. Ailton, o prefeito Wander Borges e as secretárias municipais.

Vacinação

No sentido de garantir não só a segurança das crianças, mas também dos trabalhadores da educação que retornarão ao trabalho, a Prefeitura de Sabará abriu cadastro, que se encerra às 18h do dia 31 de maio de 2021 (segunda-feira).

O calendário de vacinação será informado posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde. No ato da vacinação, os trabalhadores da educação em Sabará deverão apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de vínculo empregatício (contracheque ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Contrato de Trabalho) e “Declaração de Vinculação Ativa com o Trabalhador da Educação em Sabará”, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde de Sabará e disponível no site oficial da Prefeitura, que deve ser preenchida, datada, carimbada e assinada pelo responsável pelo estabelecimento de ensino.

O evento foi idealizado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde. Para mais informações sobre a retomada das aulas presenciais, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo número: (31) 3672-7712 ou ainda pelo “WhatsApp Educação” (31) 99963-1402.

Notícias Recentes