Redução de investimentos no carnaval

na Categoria Sem categoria

Diante dos grandes estragos e problemas ocasionados pelas chuvas no final de janeiro, a Prefeitura de Sabará definiu os cortes nos investimentos para o carnaval 2020. A proposta é reduzir consideravelmente os custos que estavam previstos para o evento.

Sabará é uma cidade tradicionalmente carnavalesca e isso inviabiliza a possibilidade de cancelamento total do carnaval, uma vez que a maior parte da festa é feita pelo povo, por meio dos blocos. A proposta é que a Prefeitura mantenha uma estrutura mínima para que seja mantida a ordem e traga segurança para os foliões. Além disso, uma pesquisa de mercado constatou que parte considerável do faturamento do comércio e alguns serviços de Sabará é levantada durante o carnaval . Outro fator considerado foi o planejamento das entidades anterior ao episódio da enchente, envolvendo toda uma cadeia produtiva de músicos, costureiras, serralheiros, entre outros que produzem artigos para o evento.

Nessa nova organização ficou definido que não haverá desfile de escolas de samba. Sendo assim, a maior parte da programação será feita pelos blocos caricatos. Redução também no horário da festa. Ravena e Alvorada, receberão estrutura para os bailes tradicionais, sendo que anteriormente estava previsto esse tipo de evento para todas as regionais. Cortes também nos gastos com as bandas e será priorizado a contratação de sabarenses, até mesmo para movimentar a economia local. Estima-se que com esse novo formato, haverá uma economia de 50% dos investimentos previstos. Outro ponto a se destacar é que uma parcela dos investimentos é custeada pelo ICMS Cultural. A programação reduzida será divulgada nos próximos dias.