PREVENÇÃO CONTRA ESCORPIÕES

 na Categoria Saúde

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves, principalmente em crianças e idosos. Eles não gostam de claridade. Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem e esconderem.

Vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem sob as cascas das árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira), debaixo de camas, atrás de moveis.

Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos (baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.

– Como prevenir acidentes:

– Mantenha sua moradia sempre limpa, livre-se de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado.

– Observe atentamente roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. Cuidado ao mexer em caqueiros e xaxins.

-Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.

Em caso de acidentes:

– Lave o local com água e sabão e leve o acidentado imediatamente ao hospital mais próximo de sua região para tomar o soro apropriado.

– Se possível leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento.

IMPORTANTE:

No verão há aumento dos casos de acidentes com escorpião, isso acontece devido o tempo quente e úmido ser propício para a proliferação do mesmo.

A picada de escorpião tem tratamento. Se você foi picado, procure atendimento médico imediatamente no hospital mais próximo de sua região.

Notícias Recentes