PREVCOV: SABARÁ PARTICIPA DE PESQUISA DE PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR COVID-19

 na Categoria COVID-19, Saúde

Sabará é um dos 274 municípios escolhidos para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov). A iniciativa, do Ministério da Saúde, é um estudo soroepidemiológico nacional que pode fornecer informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública. Os resultados pretendem mostrar a distribuição da Covid-19 e a sua dinâmica de transmissão, sinalizando como a doença varia ou variou de acordo com o cenário específico das populações afetadas, nos diferentes recortes geográficos, como grandes regiões, unidades federadas, regiões metropolitanas e municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da Precov é estimar a prevalência da infecção pelos vírus SARS-CoV-2 em residentes do Brasil. Em Minas Gerais, além de Belo Horizonte, o estudo abrange 27 cidades da região metropolitana.

PrevCov em Sabará

A pesquisa será concluída em três etapas. Na primeira, finalizada na segunda semana de agosto, o Ministério da Saúde entrou em contato com 184 cidadãos sabarenses, de 54 residências da cidade, por SMS/WhatsApp, informando que eles foram selecionados para participarem da pesquisa. Logo após, uma ligação confirmava a participação no estudo, com a realização de entrevista e agendamento da coleta de material biológico em domicílio.

Já na segunda etapa, que está sendo realizada no momento na cidade, profissionais de saúde do laboratório do Grupo Pardini, devidamente uniformizados, com crachá de identificação, camiseta e boné contendo a marca da pesquisa, estão fazendo o primeiro contato diretamente com os selecionados pela PrevCov para a coleta da amostra de sangue. Todas as normas de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus estão sendo seguidas. Durante a ação, o morador recebe o termo de consentimento livre e esclarecido. Menores de 18 anos participam da pesquisa somente com a autorização dos pais ou responsáveis. Todas as amostras coletadas são identificadas, processadas e transportadas pelo laboratório. A previsão é que a segunda etapa se encerre nesta semana.

De responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a terceira etapa será composta pelo recebimento das amostras, análise (CLIA), emissão do resultado, devolução do resultado ao usuário, que poderá ser consultado pelo participante em sistema próprio construído para a pesquisa (instruções específicas foram dadas no momento da coleta) e armazenamento (Biobanco).

É importante ressaltar que os dados dos participantes não serão divulgados. Todos os procedimentos de segurança da informação já utilizados pelo IBGE serão adotados, visando a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados. Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados, mas nunca com informações pessoais dos participantes.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, acesse www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov ou entre em contato com o Disque Saúde (Ouvidoria Geral do SUS) pelo número 136 – opção 5.

Notícias Recentes