Prefeitura se prepara para enfrentar o Aedes Aegypti

na Categoria Saúde

Tendo em vista a proximidade do verão e do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião onde foram definidas algumas estratégias de enfrentamento do Aedes aegypti e ações de atendimento aos pacientes que vierem a contrair dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com o médico da atenção básica municipal Dr Aílton Cezario Alves Júnior, a expectativa é que este ano a Chikungunya gere mais casos em nossa região. Febre acima de 39 graus e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos são os principais sintomas desta doença. Também podem ocorrer dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Caso apresente algum sintoma, a pessoa deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Durante o ano todo, a Prefeitura de Sabará desenvolve um trabalho de controle do Aedes junto à comunidade, além de ações de prevenção, como exemplo a distribuição de repelentes para as gestantes. De acordo com o prefeito Wander Borges, o grande desafio ainda é o combate do vetor. “Se houver uma proliferação descontrolada do mosquito serão causados impactos imprevisíveis na saúde pública. Precisamos que toda população se mobilize e dê sua colaboração dentro de sua própria casa”, diz.