PREFEITURA FECHA MAIS UMA PARCERIA COM O HOSPITAL CRISTIANO MACHADO

na Categoria Saúde

O prefeito Wander Borges autorizou nesta tarde (09/05), a celebração de termo de cooperação técnica com o Hospital Cristiano Machado (HCM) onde  objetivo é a Prefeitura de Sabará colaborar com a realização de cirurgias no hospital. De acordo com o diretor do HCM, Marcos Aurélio Fonseca, a falta do anestesiologista é um dos sérios problemas enfrentados atualmente pela instituição e a prefeitura disponibilizará esse profissional. “O HCM fica muito feliz com esta parceria com a prefeitura. Acredito que melhorará as condições, vamos ter mais recursos para aumentar a produção. Essa parceria vai ajudar muito nesse momento difícil que temos passado”, diz.

No início do ano, o HCM passou por problemas que acarretaram o fechamento do bloco cirúrgico. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vem se reunindo, semanalmente, com a direção do hospital. Nestas reuniões foi elaborado um plano de trabalho e a secretaria faz o acompanhamento das metas estabelecidas. Além de disponibilizar o médico, a Prefeitura mantêm um contrato onde é repassado cerca de R$1.500.000,00 ao hospital para realização de cirurgia geral e internações. Está prevista a realização de cerca de 1000 cirurgias eletivas e 2400 procedimentos ambulatoriais.

O prefeito Wander Borges destacou a importância que o hospital tem para o município e reafirmou o apoio à instituição. “Nossa parceria com o HCM vem de muitos anos. Acompanhamos o trabalho desse bloco cirúrgico desde a inauguração, em 2010. No passado eram realizadas aqui centenas de cirurgias. Por uma série de fatores vimos, gradativamente, esse número reduzir. Creio que, mesmo diante de um cenário crítico que estamos vivendo, este é um momento oportuno para darmos vida ao Cristiano Machado. Nós temos que unir nesse momento de grandes desafios e contribuir para que o HCM volte a ofertar os serviços à população sabarense”, diz.