PREFEITURA ESTUDA AMPLIAÇÃO DE LEITOS NA SANTA CASA

na Categoria COVID-19, Saúde

Diante do aumento de casos de Coronavírus a Prefeitura de Sabará avaliou junto a Santa Casa a possibilidade de ampliar o número de leitos destinados a COVID. Graças a uma parceria firmada entre o hospital e o Executivo Municipal, desde junho são ofertados a rede assistencial 20 leitos para pacientes Covid, sendo quatro deles de passagem com tratamento intensivo. De acordo com a direção do hospital, caso seja necessário, poderá haver um acréscimo de 25% na capacidade de internação enfermeira. Vale ressaltar que a Prefeitura de Sabará é quem custeia esses leitos conforme ocupação.

Por meio deste acordo 315 pacientes foram internados na Santa Casa, recebendo o tratamento no município. Desse total, 50 necessitaram de transferência e nove vieram a óbito. Esses números indicam que 82% da demanda de enfermaria é absorvida no próprio município. Já casos de alta complexidade, que necessitam de CTI são tratados em sua maioria em Belo Horizonte, regulados via Central de leitos do Governo do Estado. Esse procedimento faz parte da regionalização da rede de saúde, onde Sabará pertence à macrorregião Centro e a microrregião BH/Nova Lima/Caeté.

A possibilidade de ampliação caso haja demanda é mais um esforço do Executivo para ampliar a rede assistencial do município. “Estamos buscando tudo que está ao nosso alcance para otimizar a assistência na pandemia. São diversas ações que passam pela orientação, fiscalização, acolhimento e acima de tudo, conscientização. Precisamos que cada um faça a sua parte para vencermos essa doença com mais tranquilidade”, diz o prefeito Wander Borges.