PREFEITURA ENTREGA PRAÇA GETÚLIO VARGAS REVITALIZADA

na Categoria Meio Ambiente, Obras

A Prefeitura de Sabará realizou a entrega das obras de revitalização da Praça Getúlio Vargas, bairro Siderúrgica, na noite desta sexta feira (07/06). A primeira etapa da obra contemplou a supressão de árvores que se encontravam em estado de risco. Algumas estavam ocas, mortas ou com pragas e podiam causar acidentes.

Logo após a extração, foi realizado plantio para substituição das árvores e reparos nos jardins. Após estudo, foi feito a reorganização do tráfego na rua de entorno da praça, contemplando, inclusive, o alargamento da via. Houve também a recuperação das muretas de contenção e reforma do chafariz, que recebeu um sistema de bombeamento de água. Essa iniciativa foi uma parceria do Projeto Oficina do Bem, promovido pelos professores e alunos do Sesi e a Prefeitura de Sabará. Vale ressaltar que trata-se de um monumento paisagístico e que a água do chafariz não é própria para consumo.

Para melhorar a segurança no local, foram instalados 24 novos postes de luz na praça. Além disso, houve a troca de toda iluminação dos postes da via, que receberam lâmpadas de LED. “A revitalização das praças públicas vêm trazendo uma melhora não apenas no aspecto visual como também na qualidade de vida dos frequentadores. Temos no município, importantes espaços de lazer e turismo que estavam bastante danificados, com bancos quebrados, vegetação inadequada, pouca iluminação, falta de lixeiras, etc e que receberam da Prefeitura, com a ajuda de nossos parceiros, projetos de paisagismo, nova iluminação, pintura e outras intervenções que valorizam o local, trazem mais segurança e conforto para as famílias, para os jovens, crianças, os turistas, grupos de idosos e todos aqueles que utilizam estes espaços. Ficamos muito felizes em ver a praça Getúlio Vargas de cara nova”, disse o prefeito Wander Borges.

Envolvimento

O Projeto de revitalização da Praça contou com a mobilização da comunidade junto ao comércio local, escolas SESI e Augustus, a Paróquia e demais parceiros que têm contribuído para uma melhora significativa do aspecto visual do espaço e também, a conscientização da preservação do patrimônio cultural. Padre Nivaldo, pároco responsável da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, destaca a importância deste cuidado para a cidade. “A recuperação da praça Getúlio Vargas integra não só o patrimônio físico, mas também o patrimônio cultural das pessoas, a vida que acontece aqui na praça. Essa integração não só valoriza o patrimônio já existente mas também convida as pessoas a manter uma convivência, que é o ponto fundamental para a preservação e melhora de um povo. Por isso que a parte de paisagismo, iluminação, o cuidado com as vias do entorno da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cooperam para manter viva a memória de uma igreja patrimônio e também de todo um povo”, disse.