Prefeito Wander Borges assina convênio com a Santa Casa de Sabará

na Categoria Saúde

A partir do dia 07 de novembro, a Prefeitura Municipal de Sabará, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, realiza 187 cirurgias de varizes em pacientes que aguardam na fila para o procedimento. O convênio entre as instituições foi assinado na manhã de hoje (24/10), em um evento na Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o encontro, o prefeito Wander Borges destacou que a Prefeitura está sempre à serviço da sociedade. “Este ato é uma forma de dar publicidade aos compromissos públicos que assumimos nesta gestão. Os desafios têm sido grandes, mas tudo aquilo que foi pactuado será cumprido”, concluiu.

Por meio da Portaria nº 1249/2017 do Ministério da Saúde do Governo Federal, o repasse de recursos no valor de R$ 224.400,00 à Prefeitura de Sabará garante o atendimento a uma parte da demanda no município. Até o próximo dia 30 serão realizadas as avaliações no primeiro grupo de 40 pacientes, que passam pela intervenção já no início do mês de novembro.

O provedor da Santa Casa, Eberth Lucas Duarte, expressou a felicidade dos colaboradores com o convênio. “Hoje temos que comemorar, pois aguardávamos há muito tempo essa parceria. A melhor forma de nos ajudar é dando trabalho. E isso é o que o prefeito Wander Borges faz”, afirmou.

Presente no evento, o conselheiro municipal de saúde, Antônio Matheus, disse que o bem-estar deve estar sempre em primeiro lugar. “Temos cobrado e o prefeito tem olhado pela saúde das pessoas. Isso é uma forma de demonstrar respeito com o povo”, explicou.

Participaram também do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Lucas Silva, a secretária municipal de Saúde, Nicole Cuqui, o secretário municipal de Cultura, Hamilton Alves, os vereadores Roberto do Bar e William Borges, o diretor administrativo da Santa Casa, Marcelo Duarte, além de membros do Conselho Municipal de Saúde de Sabará, servidores e colaboradores da Prefeitura Municipal.

As varizes são veias dilatadas superficiais devido a uma alteração na circulação venosa que, posteriormente, se dilatam e se alongam, dificultando a circulação do sangue. Além de ser um problema estético, elas podem causar prejuízos à qualidade de vida e à saúde do paciente, provocando inchaço, dor, cãibras, sensação de peso, cansaço em membros inferiores, manchas e coceiras.