“Para a Dengue em Sabará não há Lugar”
Devido ao aumento de casos prováveis de dengue em nosso município a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti com mutirões de limpeza para recolhimento de inservíveis, tratamento focal e ações de mobilização em saúde nas escolas procurando conscientizar alunos e professores sobre os riscos e a prevenção da doença. Até o momento Sabará registrou 4.607 casos prováveis.
Uma dessas ações educativas é o teatro infantil “Para a Dengue em Sabará não há Lugar”, do artista Francisco Dário, o “Chiquinho”, que conta com a participação de atores mirins da Escola Municipal Santos Dumont, do bairro Borba Gato. Com dicas e bastante interação com o público, a peça instrui de forma criativa sobre as melhores maneiras de se combater o grande vilão que é o mosquito Aedes aegypti. A apresentação irá percorrer todas as escolas da rede municipal de ensino.
PREVENÇÃO
A participação da comunidade é fundamental no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Veja algumas dicas de prevenção:
– Jogue fora objetos que acumulem água como latas, garrafas e plásticos em geral.
– Mantenha caixas d’água, tambores, cisternas e latas de lixo bem tampadas.
– Pneus devem estar cobertos e sempre secos.
– Cultivar vasos de plantas somente com areia nos pratos.
– Piscina deve ser trocada a água com frequência.
– Lavar uma vez por semana com bucha a vasilha de água de seu cachorro e galinha.
– Limpar as calhas retirando a água.
– Evitar cacos de vidro no muro, perigo de acumular água.
Dez minutos por semana ajuda a eliminar o foco do mosquito. Faça a sua parte! Se precisar de vistorias especiais ou orientações, ligue: (31) 3674-6295.