“Para a Dengue em Sabará não há Lugar”

na Categoria Cultura, Educação, Saúde

Devido ao aumento de casos prováveis de dengue em nosso município a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti com mutirões de limpeza para recolhimento de inservíveis, tratamento focal e ações de mobilização em saúde nas escolas procurando conscientizar alunos e professores sobre os riscos e a prevenção da doença. Até o momento Sabará registrou 4.607 casos prováveis.

Uma dessas ações educativas é o teatro infantil “Para a Dengue em Sabará não há Lugar”, do artista Francisco Dário, o “Chiquinho”, que conta com a participação de atores mirins da Escola Municipal Santos Dumont, do bairro Borba Gato. Com dicas e bastante interação com o público, a peça instrui de forma criativa sobre as melhores maneiras de se combater o grande vilão que é o mosquito Aedes aegypti. A apresentação irá percorrer todas as escolas da rede municipal de ensino.

PREVENÇÃO

A participação da comunidade é fundamental no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Veja algumas dicas de prevenção:

Jogue fora objetos que acumulem água como latas, garrafas e plásticos em geral.

Mantenha caixas d’água, tambores, cisternas e latas de lixo bem tampadas.

Pneus devem estar cobertos e sempre secos.

Cultivar vasos de plantas somente com areia nos pratos.

Piscina deve ser trocada a água com frequência.

Lavar uma vez por semana com bucha a vasilha de água de seu cachorro e galinha.

Limpar as calhas retirando a água.

Evitar cacos de vidro no muro, perigo de acumular água.

Dez minutos por semana ajuda a eliminar o foco do mosquito. Faça a sua parte! Se precisar de vistorias especiais ou orientações, ligue: (31) 3674-6295.