OUTUBRO ROSA Exames gratuitos contra o câncer em Sabará

na Categoria Saúde

Uma parceria entre a Prefeitura de Sabará, a AngloGold Ashanti e a Fundação Cristiano Varella promoverá, entre os dias 16 e 20 de outubro, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer. Um consultório móvel será instalado em General Carneiro e realizará exames gratuitos de prevenção contra o câncer para os sabarenses, tanto homens como mulheres. Os exames já podem ser agendados na unidade de saúde mais próxima.

O principal objetivo da campanha, dentro do Outubro Rosa, é incentivar a população a valorizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo de útero e de próstata, com a realização de exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo, mais conhecido como Papanicolau.

Poderão realizar os exames de PSA, homens com idade a partir de 45 anos. O de Papanicolau é destinado a mulheres entre 25 e 64 anos. Já a mamografia é para mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Atenção permanente

Para a prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Sabará oferece o exame clínico em todas as Unidades Básicas de Saúde, assim como orientações quanto a fatores de risco, além da realização da mamografia de rastreamento. Para a prevenção do câncer de colo de útero, o município realiza o exame citopatológico em todas as Unidades Básicas de Saúde, principalmente em mulheres de 25 a 64 anos de acordo com recomendações do Ministério da Saúde.

Já para prevenção do câncer de próstata, aos homens maiores de 45 anos, é ofertado o exame Antígeno Prostático Específico – PSA, que serve como norteador para o diagnóstico do câncer, assim como consultas com o urologista para o exame de toque.
Em Sabará, atualmente, há sete casos de câncer de mama, diagnosticados no SUS. Vale ressaltar que esse número pode ser maior, uma vez que existe tratamento no serviço privado, que não são contabilizados nesta estatística. Todo paciente com diagnóstico de câncer no município é encaminhado imediatamente para início do tratamento em hospitais oncológicos da região metropolitana de Belo Horizonte.