NOVAS ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES COMERCIAIS

na Categoria COVID-19, Saúde

Seguindo os novos protocolos do programa Minas Consciente, o Comitê Sabarense de Enfrentamento a COVID-19 reuniu-se para adequar as normas, regulamentar o funcionamento das atividades comerciais e intensificar o controle por parte dos órgãos públicos.

A fase 3 do plano prevê o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, mas impõe mais restrições para garantir a segurança da população. Os estabelecimentos deverão consultar as novas orientações por meio do site https://www.mg.gov.br/minasconsciente. Vale ressaltar que as ações de fiscalização continuarão para verificar se os protocolos determinados pelo Governo do Estado estão sendo cumpridos. As novas recomendações passam a vigorar a partir de sábado, 30 de janeiro.

Rede Assistencial

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Sabará buscou a ampliação da rede assistencial por meio do credenciamento de novos profissionais, ampliação do número de leitos de enfermaria junto à Santa Casa, compra de insumos e equipamentos. Está sendo feita a contratação de Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Orientadores, para atuar nas Unidades de Saúde do Município. Caso haja demanda, os leitos de enfermaria da Santa Casa poderão ser acrescidos em 25%. Além disso, com o início da vacinação, há uma expectativa de que a imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, provoque também uma diminuição de afastamento nas unidades.

Carnaval

Seguindo também uma recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não será decretado ponto facultativo durante o período de carnaval.  Tal medida visa evitar aglomerações e viagens durante o Carnaval, previsto para o dia 16 de fevereiro, essa decisão visa a desaceleração da taxa de transmissão da doença e contribuir com as ações de combate à pandemia.

Manter os hábitos

É importante ressaltar que a colaboração de toda sociedade ainda é primordial. O uso de máscaras continua obrigatório em todo município. É importante manter a higienização constante das mãos, manter o distanciamento em filas e evitar aglomerações. A Pandemia ainda não acabou. Faça sua parte!