Musical infantil premiado chega à Sabará

na Categoria Cultura

Espetáculo Berenice e Soriano, que resgata o cancioneiro popular brasileiro, será apresentado neste domingo.

A peça teatral “Berenice e Soriano” propõe um passeio pela rica cultura popular brasileira regado a muito bom humor e será apresentada gratuitamente neste domingo (25/11) às 11horas na Praça Melo Viana. A peça estreou em 2017 e venceu cinco das 10 indicações no 4º Prêmio Copasa Sinparcde Artes Cênicas, na categoria teatro infantil: melhor espetáculo infantil (Oitis Produções Culturais, melhor texto inédito (Manuela Dias), melhor direção (Fernanda Vianna), melhor ator (Evandro Heringer) e melhor atriz coadjuvante (Jessica Tamietti). A atriz sabarense Denise Lopes Leal, compõe o elenco como a “Rosa”. O projeto, que será apresentado gratuitamente é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o apoio da Prefeitura de Sabará.

Dramaturgia: a música conduz a trama

O enredo conta a história da destemida menina Berenice que sai pelo mundo em busca de seu sabiá Soriano, sempre acompanhada de sua boneca de pano Rosa. Nessa jornada, enfrentam desafios e são surpreendidas por diversos personagens populares como Pai Francisco, Marinheiro Só, Alecrim Dourado, Barata Mentirosa, Tangolomango, entre outros. O elenco também executa a trilha sonora ao vivo.

O Cancioneiro Popular Brasileiro é uma coleção de canções que expressam tradições individuais e coletivas da cultura nacional por meio da música, conhecidas por grande parte da população.

É o caso, por exemplo, de Sabiá na Gaiola, canção presente no cortejo de abertura da peça, composta por Hervé Cordovil e Mário Vieira (1950) que ficou eternizada na voz de Carmélia Alves (1923-2012), uma das maiores cantoras da Era de Ouro do Rádio. Marinheiro Só, composição de Caetano Veloso interpretada por Clementina de Jesus em seu álbum homônimo de 1973, também faz parte da lista de canções que podem ser consideradas patrimônio brasileiro e fazem parte do espetáculo.

No contexto da peça, Berenice e Rosa encontram personas incomuns como a barata mentirosa com sotaque carioquês que dança vogue e o sapo que não lava o pé que prega a paz e a diversão.

As canções foram revisitadas e receberam uma nova roupagem que reuniu ritmos como samba de roda, maracatu, forró, valsa, frevo e reggaeton misturando sons e timbres acústicos, orgânicos e eletroacústicos.

Sinopse: A destemida Berenice sai pelo mundo em busca de seu sabiá Soriano. Sempre acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, a menina inicia uma jornada de aventuras e descobertas sendo surpreendida por diversos personagens do cancioneiro popular brasileiro e das cantigas de roda.

Elenco:

Denise Lopes Leal (Rosa)

Evandro Heringer (Trava-língua/João/Pai Francisco/Marinheiro Só/ Sapo/ Soldado/Rei,)

Jéssica Tamietti (Mãe/Mariana/ Sra. Tangolomango /Barata Mentirosa/Borboleta)

Juliane Guimarães (Berenice)

Sarah Assis (Maria)