LEITURA: SABARÁ RECEBERÁ CARRO-BIBLIOTECA DO GOVERNO DE MINAS

 na Categoria Cultura, Educação

O Carro-Biblioteca está de volta em um novo veículo que foi inaugurado nesta terça-feira (28), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com a presença do Governador Romeu Zema. O serviço, que estará em Sabará no dia 5 de dezembro, conta agora com um ônibus moderno, que ampliará a democratização do acesso à leitura.

O “Carro-Biblioteca: Conhecimento, Informação e Cultura” conta com quatro mil títulos literários. O automóvel possui rampa para deficientes físicos, democratizando ainda mais o acesso a toda população. O principal objetivo é incentivar a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro.

Cronograma

Na terça-feira (5/12), a biblioteca móvel do Estado desembarca em Sabará, parando em frente à Escola Municipal Professora Maria Aparecida Batista (Rua Mariana, s/n°, bairro Nações Unidas). O Carro-Biblioteca voltará a Sabará a cada quinze dias. Na ocasião, o público poderá pegar livros emprestados, devolver títulos ou renovar o empréstimo. Também serão oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo à leitura, mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo.

Como usar o Carro-Biblioteca

Para solicitar o empréstimo de livros, basta fazer cadastro gratuito tendo em mãos carteira de identidade ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos só poderão se cadastrar acompanhados do responsável ou com sua autorização por escrito, feita em formulário específico.

Os leitores poderão retirar até quatro livros de uma vez, permanecendo com eles por 14 dias, até a próxima visita do automóvel literário. O empréstimo poderá ser renovado uma única vez, por igual período, pessoalmente ou através do site da Biblioteca Pública Estadual (bibliotecapublica.mg.gov.br).

Sobre o Carro-Biblioteca

Criado nos anos 1960, o Carro-Biblioteca (CB) é o mais antigo programa de extensão bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Há mais de meio século, o projeto vem democratizando a leitura junto às comunidades socialmente vulneráveis em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Notícias Recomendadas