GASTRONOMIA: SABARÁ PARTICIPA DO 6º ENCONTRO DE GESTORES DE CULTURA E TURISMO, COM O LANÇAMENTO DO “ANO DA COZINHA MINEIRA”

na Categoria Cultura, Turismo

Nesta terça-feira (12/3), a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, esteve representada no 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, evento realizado no Palácio das Artes, espaço-símbolo da cultura mineira localizado em Belo Horizonte. O principal objetivo foi debater as estratégias e trocar experiências bem-sucedidas nos municípios mineiros.

O lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marcou o início de uma série de ações voltadas para a promoção da diversidade da cozinha de Minas Gerais e de como ela é definidora também da cultura do estado.

Na abertura do evento, o violinista e compositor Marcus Viana interpretou a canção “Pátria Minas”, de sua autoria. Após a performance de Viana, o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo fez um bate papo sobre “Cultura e Turismo Cultural”. Encerrando a programação, a chef Mariana Gontijo, reconhecida pela pesquisa e valorização dos ingredientes do cerrado e da cozinha mineira de raiz, comandou o “Cozinha Viva”, no foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Durante todo o encontro, gestores compartilharam experiências e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os setores cultural e turístico. O evento contou ainda com a participação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, da Diretoria de Museus, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Diretoria de Fomento Cultural e da plataforma Prosas. Houve também exposição e comercialização de produtos típicos da cozinha e da cultura mineira.

O 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae Minas, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e Associação Mineira de Municípios (AMM).