Festival da Jabuticaba: Cultura e Gastronomia

na Categoria Cultura, Meio Ambiente, Turismo

Entre os dias 17 e 19 de novembro, Sabará promove a 31ª edição do Festival da Jabuticaba. Este ano, retomando a tradição, o evento volta a ser realizado no Centro Histórico, onde será montado um verdeiro circuito gastronômico e cultural com venda da fruta fresca, derivados e pratos elaborados por chefs de cozinha de sexta a domingo. Barracas de comidas variadas, além de shows e artesanato completam a programação do evento, promovido pela Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) com o apoio da Prefeitura de Sabará e fomento da Codemig e Governo de Minas. Ao todo, são esperadas 60 mil pessoas.

O circuito Festival da Jabuticaba será montado nas Praças Melo Viana e Santa Rita, interligadas pela rua Dom Pedro II. Licor, geleia, sorvete, vinho, molhos, entre outros estão entre os derivados de jabuticaba à venda durante o evento, com preços que variam entre R$3 e R$40. Serão vinte e cinco estandes de produtos derivados e dez dedicados a gastronomia. Na praça Santa Rita, o visitante terá contato com o mais significativo artesanato sabarense como a tradicional palma barroca, renda turca de bicos, oratórios e imaginárias, entre outros.

Para o prefeito Wander Borges o festival aquece a economia, gera oportunidades de negócios e valoriza o município “O festival retoma ao Centro Histórico como palco de sua realização. Isso volta a inserir o cenário colonial no evento, valorizando assim o patrimônio arquitetônico de Sabará”, diz.

A programação cultural e artística do evento será bem diversificada para agradar todos os tipos de público. Mais de 20 artistas musicais se apresentaram nos dois palcos das praças Melo Viana e Santa Rita. Confira todas as atrações:

Sexta 17/11

19h30 – Orquestra e Coral Santa Cecília Sabará – Clássica e Popular