FÉ E ARTE: DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM SABARÁ QUE CONTA COM O RETORNO DA ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

na Categoria Cultura

A partir deste domingo (17/3), Sabará inicia as celebrações da Semana Santa, que vão até o Domingo de Páscoa (31/3). Durante este período, cristãos sabarenses e visitantes da cidade irão se reunir para relembrar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, em uma programação extensa marcada por missas, procissões, apresentações musicais e momentos de muita adoração e devoção, que irão acontecer em igrejas da área central do município e da região de General Carneiro.

As primeiras celebrações serão realizadas do dia 17 a 23/03 (domingo a sábado), sendo elas: o Setenário das Dores de Maria Santíssima, na Igreja São Francisco de Assis, no Centro Histórico, com Oração da Coroa de Nossa Senhora das Dores, Santa Missa e Toque “Sino de Misericórdia”, acompanhados da Orquestra e Coral da Sociedade Musical Santa Cecília e do Coro Paroquial; e a Semana das Dores, na Capela São José do Operário, no Bairro Vila São José, com realização de missas. A programação completa está disponível em semanasanta.sabara.mg.gov.br.

E para enriquecer e abrilhantar ainda mais as tradicionais celebrações da Semana Santa da cidade, após um período de ausência, o Grupo de Teatro Cena Aberta, com o apoio do Conselho de Arte de Sabará, retornará com a emocionante encenação da Paixão de Cristo, intitulada “Cenas da Paixão”, trazendo uma mistura de fé e arte para o público. O espetáculo será apresentado na Sexta-Feira da Paixão (29/3), às 19h30, no Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

“Na Semana Santa, nossas paróquias se congregam, ainda mais, em torno da pessoa de Jesus Cristo, a razão de nossa jornada. E, nesta Semana, desde o Domingo de Ramos, queremos reafirmar nossa identidade de filhos daquele que sempre esteve ao lado de seu Filho amado. Que seja, então, um tempo frutuoso, para que sejamos construtores de amizade social”, destacou padre Eribaldo dos Santos, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

“Já se aproxima a Semana Maior da nossa fé, na qual celebramos com fervor o Mistério Pascal do Senhor, que, por sua vez, é o Mistério da nossa Salvação. Acompanharemos os passos de Jesus, desde sua entrada triunfal em Jerusalém, passando pelo Calvário, até a feliz Ressurreição, na manhã de domingo. Em Sabará, vivenciamos tudo isso de maneira muito especial: a beleza de nossas tradições, associada à fé e à piedade do nosso povo, o que faz com que este momento seja marcante em nossas vidas. Meu desejo é que nesta Semana Santa nossos corações possam ser renovados pela certeza de que o Senhor venceu, vive e está no meio de nós, sendo a razão da nossa alegria e esperança de Salvação. Vamos viver intensamente esta Semana”, ressaltou padre Wellington, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

“Iniciamos com fé a Semana Maior da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, a Semana Santa, em que faremos memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Durante esta semana, reafirmaremos que queremos continuar entrando com Jesus em Jerusalém, que nos comprometemos a cear com Ele nas Santas Missas, que a Cruz continuará sendo para nós símbolo da vitória de Cristo sobre a morte, por meio de sua gloriosa Ressurreição, e almejar também a nossa. Que o mesmo Espírito que guiou e fortaleceu Jesus nesta Terra, seja para nós fortaleza para vivermos com amor e fé essa Semana Maior”, disse o padre Marcelo da Silva, da Paróquia de São Sebastião, de General Carneiro.

A Semana Santa de Sabará integra a programação da segunda edição do projeto turístico “Minas Santa”, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. É uma realização da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário; da Paróquia de São Sebastião de General Carneiro; da Comissão Geral da Semana Santa 2024; e dos Conselhos Paroquiais; e conta com o apoio da Prefeitura de Sabará e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG).

Patrimônio Imaterial

A Semana Santa de Sabará, da região central, é registrada como Patrimônio Imaterial de Sabará pelo Decreto 1717/2015, inscrição 02, no Livro de Celebrações.

A Semana Santa de Sabará, da região de General Carneiro, é registrada como Patrimônio Imaterial de Sabará pelo Decreto 11/2018.