ESPORTES E CULTURA: SABARÁ RECEBE A SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO ESPORTIVO MANO DOWN PELA INCLUSÃO

na Categoria Cultura, Esportes

Sabará será a segunda cidade a receber uma etapa do Circuito Esportivo Mano Down. O evento acontecerá no dia 6 de maio (sábado), a partir das 9h, na Praça Melo Viana, no Centro Histórico. O circuito, que teve a sua estreia em Nova Lima, vai percorrer ao todo 5 cidades – Nova Lima, Sabará, Mariana, Santa Bárbara e Ouro Preto. A expectativa é impactar mais de 400 pessoas diretamente e mais de 1 mil indiretamente.

Promovido pelo Instituto Mano Down – organização social sem fins lucrativos de Belo Horizonte, a iniciativa tem como propósito promover, por meio do esporte e da cultura, um novo olhar da sociedade sobre as habilidades e potencialidades das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, além de estimular a socialização e a integração de suas famílias e da comunidade. Ou seja, trata-se de um evento recreativo, sem caráter de competição, para que as pessoas possam se integrar e conviver de forma saudável, respeitosa e inclusiva.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público, mas para participar o interessado deve fazer inscrição por meio da plataforma Sympla, no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/circuito-esportivo-sabara__1946429. Os participantes contarão com oficinas de zumba e funcional, show com Dudu do Cavaco – primeiro músico profissional com síndrome de Down, além de diversas atrações culturais.

Segundo o presidente e fundador do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, o circuito foi pensado para ampliar a divulgação da causa da inclusão para outros lugares e permitir a convivência com a diversidade, por meio do esporte e da cultura. “O circuito é uma oportunidade de levar a causa da inclusão e os nossos projetos para outras cidades mineiras. Estamos ansiosos para a segunda etapa em Sabará. Esperamos que os moradores e as instituições da cidade abracem o nosso projeto e venham participar das  atividades. Temos certeza de que será um espaço de diversão, de alegria e de muitas trocas. Afinal, por meio de eventos esportivos, como este, promovemos a convivência com a diversidade. E isso é essencial para quebrar mitos e preconceitos e mostrar as potencialidades das pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais”, explica.

O Circuito Esportivo Mano Down é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, sendo apoiado pela AngloGold Ashanti e, institucionalmente, pela Prefeitura Municipal de Sabará.

Sobre o Instituto Mano Down

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia de pessoas com e sem deficiência intelectual.

Idealizado por Leonardo Gontijo, o Instituto nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com síndrome de Down e de criar oportunidades para que elas pudessem ser reconhecidas por suas capacidades.

A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

O projeto cresceu, ampliou as frentes de atuação e sua capacidade de atendimento. Hoje são mais de 800 famílias de pessoas com e sem deficiência intelectual atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down. O trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

As ações incluem: acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hidroterapia e multissensorial), inclusão escolar, oficinas e vivências culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo.

O Instituto conta com o primeiro ecossistema da inclusão e inovação social, formado por equipamentos (espaços sociais) que se integram e têm como proposta promover vivências, aprendizados, interações, inovações e a inclusão de pessoas com e sem deficiência.

A expectativa da instituição é, por meio do ecossistema, iniciar uma jornada com mais oportunidades para todos e impactar diretamente milhares de famílias e,  indiretamente, milhões de pessoas.

Impactos do Instituto Mano Down

A Missão Avante Mano Down – Jornada por um mundo mais inclusivo estabelece metas para ampliação do impacto do Instituto entre 2022 e 2030.

Para 2023 a meta é impactar diretamente 1,1 mil pessoas com deficiência intelectual e fazer com que milhares de pessoas, com e sem deficiência, tenham a oportunidade de participar das atividades, conviver e aprender com a diversidade, promovendo, assim, a inclusão efetiva.

E até 2030 a expectativa do Instituto é impactar 25 mil pessoas com e sem deficiência intelectual, de forma direta, e 5 milhões de pessoas indiretamente.

Mas, além disso, o Instituto, que hoje faz parte da Rede de Pacto Global Brasil, vai trabalhar para a aprovação da ODS 18 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) pela acessibilidade para todos.

Segundo Leonardo Gontijo, a proposta do Instituto é quebrar o ciclo de exclusão e invisibilidade social que atinge as pessoas com deficiência intelectual e, para isso, continua contando com o apoio de doadores, parceiros e apoiadores. “Fazendo uma analogia com o ecossistema, construímos a nave. Agora, precisamos de combustível e tripulantes para fazê-la voar. E existem muitas formas para as pessoas e empresas contribuírem – doação direta, apadrinhando algum educando ou destinando o imposto de renda para nossos projetos aprovados em leis de incentivo”, esclarece.