Energia limpa é realidade em Sabará

na Categoria Governo, Meio Ambiente

Sabará é uma das poucas cidades brasileiras a ser produtora de energia limpa. Isto em função da implantação de uma Usina de Biogás, inaugurada pela Asja na quinta-feira (14/09), no aterro Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Macaúbas. A energia gerada pela biodegradação do lixo é o suficiente para abastecer uma cidade de 50.000 habitantes.

De acordo com o prefeito Wander Borges, com esse novo empreendimento Sabará passa a dar a sua contribuição para um meio ambiente mais sustentável. “Há 15 anos implantamos o aterro na cidade com uma visão de presente e futuro. Hoje, chegamos à conclusão de que estávamos certos, haja vista a instalação dessa importante usina de biogás, que proporciona uma mudança permanente na qualidade de vida de todos nós, com a geração dessa energia limpa”, disse.

O aterro sanitário, que ocupa uma área de mais de 1.000.000 m², recebe os resíduos sólidos das cidades de Sabará, Belo Horizonte e outras da região. Desde a sua entrada em operação, em 2005, até hoje, foram acumulados mais de 12.000.000 m3 de resíduos sólidos urbanos que, fermentando, produzem o biogás, uma mistura de gases composta por cerca de 60% de metano. Este último, um gás muito danoso ao meio ambiente que, se emitido na atmosfera, tem um potencial de causar o aquecimento global 25 vezes maior do que o dióxido de carbono.

Segundo o gerente técnico da empresa italiana Asja, Giuseppe Di Natale, essa é a maior e mais moderna usina no Estado. “Para essa implantação, investimos cerca de R$20.000.000,00 em equipamentos altamente modernos e tecnológicos”, explicou.

Para o CEO da Asja, Alessandro Casale, os benefícios são inúmeros. “Esta planta coleta o biogás produzido pelos resíduos, aumentando, assim, a segurança do aterro sanitário. Com isso, melhora a qualidade do ar, transformando toneladas de metano em um recurso precioso, com amplo melhoramento em toda a região, seja no nível econômico, seja no social”, concluiu.