Encerramento do projeto “Cântico das Águas”

na Categoria Cultura, Educação, Meio Ambiente

Na manhã do sábado (30/06), autoridades municipais, servidores da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, representantes do Museu do Ouro de Sabará, Rancho da Cultura, pais e alunos das escolas municipais: José Rodrigues da Silva, Profª Marita Dias, Padre Geraldo de Souza e Vereador José Lopes, participaram da cerimônia de encerramento da edição 2018 do projeto “Cântico das Águas”.

O evento foi realizado no Museu do Ouro onde o público pôde prestigiar poemas e canções do artista Silas da Fonseca e quatro apresentações dos alunos e professores envolvidos no projeto.  O “Cântico das Águas” surgiu de uma parceria entre a Gerência de Programas Socioeducativos e Culturais da Secretaria Municipal de Educação de Sabará e o Museu do Ouro/Ibram, com a participação do “Rancho da Cultura” (Pompéu). O projeto atua na linha da “Educação para a Água” e desenvolveu nas escolas, Rancho da Cultura e Museu do Ouro, atividades de conscientização ambiental relacionadas ao dia Mundial da Água 2018.

A secretária municipal de educação, Marta Luzia Del Rio Hamacek, falou sobre a missão do projeto. ”Nós precisamos muito fortalecer a sensibilidade, amor ao próximo, paciência, tolerância, porque está faltando demais no mundo e a escola tem um papel muito grande nisso. É uma grande alegria participar de um projeto que desperta toda essa sensibilidade”, refletiu.

Isabella Menezes, técnica responsável pela atividade cultural do Museu do Ouro de Sabará, deu detalhes sobre o “Cântico das Águas”. “O projeto é voltado para um público da educação infantil, alunos na faixa dos seis anos, para a gente criar desde cedo nesses estudantes, uma pré-disposição favorável para o cuidado ambiental com água no dia-a-dia. Queremos com esse projeto, despertar esse sentimento de educação para a água nessas crianças”, explicou.

O poeta, cantor e compositor, Silas da Fonseca, comentou a sua participação. “Esses alunos fizeram visitas ao Rancho da Cultura onde criamos várias poesias e canções, conhecemos um mini bioma e foi tudo muito proveitoso. É um trabalho ambiental muito importante porque é focado nas crianças. Conscientizar adultos de uma cultura que eles não têm geralmente não dá certo porque é difícil mudar um comportamento enraizado de um dia pro outro. É muito complicado. Acredito que as crianças podem mudar esse cenário que a gente se encontra e construir um mundo ecologicamente mais correto”, afirmou Silas.