EDUCAÇÃO: ALUNO DA REDE MUNICIPAL É MEDALHA DE OURO NÍVEL NACIONAL NA 15ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

na Categoria COVID-19, Educação

Foi realizada na última segunda-feira (7/11), em Salvador, na Bahia, a Cerimônia Nacional de Premiação da 15ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019. A solenidade teve como objetivo homenagear alunos que se destacaram na iniciativa.

Durante o evento, foram distribuídas 200 medalhas de ouro nacional no nível 1 e um dos contemplados foi o aluno da Escola Municipal Anibal Machado, Nicolas Gabriel da Silva Oliveira. Ele, assim como outros estudantes, era para ter recebido a medalha em 2020, porém, devido a pandemia da Covid-19, somente agora, em 2022, puderam receber a premiação.

A edição foi dividida em três níveis. No nível 1, participaram os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; no nível 2, estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e no nível 3, estudantes do Ensino Médio.

“Eu não esperava que isso fosse acontecer comigo. Estou muito feliz. Foi uma surpresa imensa e uma grande honra ter participado da solenidade de premiação”, declarou o aluno Nicolas Oliveira.

“Senti uma emoção e um orgulho imensurável ao ver meu filho recebendo um reconhecimento de algo que sempre foi prioridade para nós – o estudo. Não existem palavras que possam explicar meu sentimento”, comentou a mãe do Nicolas, Neli Oliveira.

“Por meio do Nícolas, nosso medalhista de ouro, estamos ainda mais motivados a continuar lutando por uma educação de qualidade para todos”, enfatizou o professor da Escola Municipal Anibal Machado Alair Firmo

Dentro ainda da edição, mais 26 alunos sabarenses dos níveis 1, 2 e 3, de escolas públicas municipais, estaduais e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Sabará, foram premiados com o Certificado de Menção Honrosa.

A diretora da Escola Municipal Anibal Machado, Hozana Diniz, parabenizou o aluno e falou do desejo dos educadores em ver todos os estudantes como grandes medalhistas. “Parabéns ao Nicolas por essa conquista mais que merecedora e, enquanto educadores, ansiamos para que todos os estudantes de Sabará se empenhem cada vez mais, levem a educação a sério e, também, conquistem muitas medalhas, pois sabemos que só por meio da educação a sociedade é transformada”, ressaltou.

“Estamos muito felizes pelo resultado do município na OBMEP, sendo esta a maior conquista sabarense, desde o lançamento da iniciativa. Isso nos incentiva cada vez mais a investirmos em melhorias na educação do município. Ao Nicolas, desejamos muito sucesso ao longo da sua trajetória estudantil e que essa medalha seja apenas uma de muitas que ainda estão por vir”, destacou a secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); conta com a promoção do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação – MEC e o da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI; e o apoio do Itaú Social; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e da Sociedade Brasileira de Matemática.