DENGUE: ZOONOSES REALIZA MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO

na Categoria Saúde

Nesta quinta-feira (13/5), a Prefeitura Municipal de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou um mutirão em Maquiné, região rural do Distrito de Ravena, para recolhimento de materiais inservíveis e combate a possíveis focos do mosquito transmissor da dengue – Aedes aegypti.

Durante a ação, dez agentes de combate a endemias recolheram aproximadamente duas toneladas de materiais como pneus, latas, garrafas, baldes, eletrodomésticos, embalagens e tudo que possa acumular água. Além disso, reservatórios de possíveis criadouros do mosquito foram tratados e tampados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para evitar focos do mosquito da dengue, é preciso:
● Manter caixas d’água bem fechadas;
● Remover galhos e folhas de calhas;
● Não deixar água acumulada sobre a laje;
● Encher pratinhos de vasos de plantas com areia;
● Trocar a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
● Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
● Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
● Acondicionar pneus em locais cobertos;
● Fazer sempre manutenção de piscinas.

Outros mutirões serão programados para todas as regiões da cidade. Para mais informações, entre em contato com a Zoonoses pelo telefone (31) 3674-6295.