CULTURA: PREFEITURA DE SABARÁ PROMOVERÁ CURSO GRATUITO DE PRODUÇÃO DE AMÊNDOAS PORTUGUESAS

na Categoria Cultura, Turismo

Nos dias 18, 19 e 20 de março de 2024, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá um curso gratuito de confecção de Amêndoas Portuguesas. O evento será realizado no Solar do Padre Correia, localizado na Rua Dom Pedro II, nº 200, no Centro. Nos dias 18 e 19, as aulas serão de 14h às 16h. No dia 20, de 13h30 às 16h30. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/curso-de-amendoas-portuguesas__2379565. As vagas são limitadas.

Como tradição, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as amêndoas confeccionadas serão distribuídas no Domingo de Páscoa para figurantes que participam da programação da Semana Santa.

Mais informações sobre o curso, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo cultura@sabara.mg.gov.br ou ainda pelo telefone (31) 3671-1780.

A Amêndoa Portuguesa

A amêndoa portuguesa representa uma iguaria que desfrutou de grande destaque nas Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro, sendo frequentemente oferecida como agrado durante festividades. Em Sabará, estabeleceu-se a tradição de distribuir um punhado dessas amêndoas em um cone branco, decorado com papel colorido, ao término das celebrações, conhecido como “cartucho”. Até os dias de hoje, os cartuchos continuam a ser distribuídos em eventos como as coroações, pelos familiares das meninas que coroam a imagem de Nossa Senhora, assim como pelos familiares dos meninos que apresentam flores à imagem do Sagrado Coração de Jesus. Além disso, a distribuição ocorre durante eventos organizados pela comissão responsável pela Semana Santa e pela festividade do Corpus Christi, destinada aos participantes das procissões e aos integrantes das bandas de música.

A prática de produção desses cartuchos tornou-se uma tradição popular que atravessa os séculos, destacando-se por suas peculiaridades singulares. Todo o processo, desde a preparação das amêndoas até a confecção dos cartuchos, é realizado de forma artesanal. Diante da possibilidade de extinção dessa prática, a Prefeitura Municipal de Sabará, por meio da Secretaria de Cultura, oferece pela segunda vez um curso destinado a preservar essa rica e peculiar tradição enraizada nas cidades mineiras.

Os produtos resultantes da Oficina de Amêndoas Portuguesas são distribuídos aos participantes das procissões que desempenham papéis figurativos e aos membros das bandas de música, conforme prescrito pelas tradições estabelecidas ao longo do tempo.