CULTURA: EXPOSIÇÃO “DEVANEIOS”, DO ATOR JONAS BLOCH, CHEGA A SABARÁ

na Categoria Cultura

Em julho deste ano, o Solar do Padre Correia celebra 250 anos. E um dos eventos que marcará as celebrações do prédio bicentenário é a exposição “Devaneios”, do ator e artista plástico Jonas Bloch. A abertura da atividade cultural, que contará com a presença do ator, acontecerá no dia 7 de julho (sexta-feira), às 19h30, no Solar do Padre Correia, localizado na Rua Dom Pedro II, nº 200, no Centro Histórico. Com visitação aberta ao público e gratuita, a exposição acontecerá do dia 8 a 17 de julho, das 9h às 16h.

A exposição

“Devaneios” retrata os muitos personagens que o artista já interpretou, assim como as pessoas reais que desfilaram diante de seus olhos no dia a dia. A lenheira, por exemplo, é uma homenagem às mulheres, que buscam lenha para seus fogões, que Jonas conheceu, logo ao se instalar em Lavras Novas.

As esculturas em pedra sabão foram feitas com as pedras de Santa Rita de Ouro Preto. As cores das aquarelas representam as cores dos muitos amanhecer e fim de tarde que marcaram tantos passeios feitos pelo ator.

“A exposição apresenta para o público sentimentos e imagens que pertencem mais ao espectador do que a mim. Isso confirma minha ideia de que a arte tem o poder de romper as barreiras do comportamento programado e os padrões culturais estabelecidos; e de trazer as pessoas para o contato com sua individualidade, para o que há de mais íntimo e mais livre em suas vidas. E isso é libertador”, explicou Bloch. “O meu trabalho tem sua base no inconsciente, numa tentativa de, graficamente, expor ideias, sensações, sentimentos e compartilhar algo que está fora do cotidiano”, concluiu.

Jonas Bloch

Conhecido por sua carreira de ator, Jonas Bloch também é artista plástico, formado pelas Universidades do Brasil e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como ator, já atuou em mais de 40 filmes, vários canais de TV, minisséries e novelas, sendo que uma delas – “Mulheres de Areia” – está sendo reapresentada na TV Globo, na Edição Especial.

Com uma longa carreira em teatro, atuou em espetáculos de diversos gêneros, desde Shakespeare a comédias populares. Seu atual trabalho é a peça “Delírio do Verbo”, com texto de Manoel de Barros. E, em outubro deste ano, está previsto o lançamento do seu filme “Viva a Vida”, rodado em Israel. Das muitas exposições que realizou, as mais recentes foram no Rio de Janeiro, Lisboa, Ouro Preto e Búzios.

O Solar do Padre Correia

A casa foi construída por iniciativa do padre José Correia da Silva, seu primeiro proprietário, em 1773. Foi considerada a residência de mais nobre arquitetura e maior conforto da época. Recebeu hóspedes ilustres, no decorrer do século XIX e XX, como os imperadores Pedro I e Pedro II, o Duque de Saxe e o Presidente da República, Washington Luís, eleito em 1926. O espaço é tido como um dos prédios mais importante de Minas Gerais e um dos ícones do município de Sabará.

Após um período de obras, iniciado em 2018, a Prefeitura de Sabará e o Ministério do Turismo realizaram, em outubro de 2021, a solenidade de entrega das obras de restauração do local. A edificação foi totalmente revitalizada. Toda a parte em madeira foi imunizada e recuperada ou substituída. A arquitetura, com todos os seus elementos artísticos, continua com toda sublimidade. Mais de R$ 6 milhões foram investidos nas intervenções de restaurações, custeados pelo município e pelo Governo Federal.

Para mais informações sobre a exposição, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo e-mail cultura@sabara.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 99848-8907.