CULTURA: EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 70 ANOS DE VIDA E 40 ANOS DE CARREIRA, CELSO MOREIRA FARÁ SHOW NO TEATRO MUNICIPAL

na Categoria Cultura

Amantes da música estão convidados para o show de Celso Moreira. Em comemoração aos seus 70 anos de vida e 40 anos de carreira, o artista fará uma apresentação nesta sexta-feira (27/10), às 19h30, no Teatro Municipal (Rua Dom Pedro II, s/nº, no Centro). Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pela plataforma Sympla, no endereço eletrônico – https://www.sympla.com.br/evento/celso-moreira/2209160.
Moreira levará ao público uma sinopse de sua trajetória, por meio de músicas que fizeram parte de sua história, desde o início de sua carreira. Com roteiro assinado pelo próprio artista, o show conta, sem uma cronologia definida, diversos momentos de sua vida e obra, em que podem ser encontrados pontos de partidas ideais para iniciar uma série de reflexões sobre o tempo e seus efeitos.
Celso Moreira
Celso Moreira é violonista, guitarrista, compositor e professor mineiro, nascido em Guanhães (MG). É descendente de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira, e de seu irmão, o guitarrista e compositor, Juarez Moreira.

Aos dez anos, já tocava bateria em bailes da cidade, mas, ao se mudar para Belo Horizonte, em 1968, trocou o instrumento – que não cabia no apartamento – por um violão, seu companheiro de todas as horas. É autodidata e foi aluno de Nelson Farias e de Sérgio Benevenuto. Durante sua trajetória artística, acompanhou músicos, como Milton Nascimento, no espetáculo “Missa dos Quilombos”, e gravou em todas as faixas do álbum homônimo. Viajou em turnê por todo o Brasil e Espanha. Acompanhou o saxofonista Nivaldo Ornelas, em turnê por cidades de São Paulo e de todos os estados do sul do país. Com Ornelas gravou o CD “Reciclo”. Atuou, também, como violonista em todas as faixas do CD de Gisela Gonçalves, com arranjos e direção musical de Wagner Tiso.

A partir de 1980, começou a compor e a se consagrar no meio musical, tendo recebido prêmios importantes: o Troféu “Faísca”, como músico mais atuante do ano, e, por duas vezes, ganhou o prêmio BDMG Instrumental, como melhor músico. Participou do Festival Internacional de Jazz – Tudo é Jazz, por dois anos consecutivos, em Ouro Preto. Foi jurado do prêmio BDMG Instrumental e do Troféu Marco Antônio Araújo, do BDMG.

Em 2007, lançou seu primeiro álbum solo, o CD “Celso Moreira Autoral”, contendo 12 faixas de músicas de sua própria autoria, com participação de Juarez Moreira. No trabalho, Celso Moreira esteve acompanhado por nomes como André “Limão” Queiroz, Milton Ramos, Cristiano Caldas, Kléber Alves e Ricardo Fiúza. Já em 2011, foi a vez de lançar o seu segundo CD – “Cenas Brasileiras”, com músicas autorais e de outros compositores, tais como Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa e Braguinha.
Em 2014, gravou seu primeiro DVD, composto por uma mescla do repertório de seus trabalhos anteriores.