CULTURA: DIVERSÃO EM CENA TRAZ A SABARÁ O ESPETÁCULO “JOÃO E MARIA” – A OPEREJA”

na Categoria Cultura

Neste fim de semana, Sabará estará no roteiro de um grande espetáculo infantil – “João e Maria – A Opereja”. O musical será apresentado neste domingo (12/11), a partir das 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (Rua Luís Cassiano, nº 60, no Centro).

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela página da Prefeitura de Sabará, na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/diversao-em-cena-joao-e-maria/2175441). Caso todos os ingressos não sejam retirados virtualmente, o público poderá adquiri-los gratuitamente direto na bilheteria do Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, a partir das 15h do domingo (12/11), até a lotação do espaço.

A iniciativa conta com o apoio cultural da Prefeitura de Sabará e é realizada em parceria com grupos e produtores culturais, patrocinados pela Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura.

O espetáculo

“João e Maria – A Opereja” é uma adaptação da Ópera “Hänsel und Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, para um musical infantil que homenageia a cultura sertaneja, por meio de figuras folclóricas, ritmos e danças populares.

Personagens folclóricos estão presentes nessa verdadeira Ópera Sertaneja. A bruxa é o Papa-Figo, a fada do Orvalho é a Comadre Fulozinha e o saci Pererê, os cangaceiros e os bacuraus também habitam a caatinga, onde João e Maria se perdem quando vão colher Pequi para o jantar. A casa de doces é feita de tapioca, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada e doce de leite.

Por se tratar de um clássico atemporal, direcionado a todos os públicos, especialmente crianças, foram poucas as montagens brasileiras dessa ópera tão popular, na época natalina, em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. A ideia de adaptar o libreto, muito admirado por seus temas inspirados na música folclórica alemã, promete uma riqueza de detalhes da cultura sertaneja, tanto na música, quanto na própria encenação. O espetáculo tem duração de 65 minutos e a classificação etária é de 3 anos.

Para conferir a programação completa da temporada 2023, clique aqui ou acesse o aplicativo do Diversão em Cena.