CULTURA: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA NOVA TEMPORADA DO “DIVERSÃO EM CENA” COM ESPETÁCULOS GRATUITOS

 na Categoria Cultura

A nova temporada do Projeto “Diversão em Cena” foi aberta no dia 1º de maio. Diversos espetáculos, voltados para toda a família estão sendo apresentados aos domingos, às 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (antigo Cine Bandeirante).

A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Sabará e patrocínio da Fundação ArcelorMittal e Belgo Bekaert, via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, vai até o fim de novembro com a apresentação de mais de 30 espetáculos gratuitos.

Os ingressos ficam disponíveis de forma on-line, a partir das 10h, de todas as terças-feiras, que antecedem os espetáculos, no aplicativo Diversão em Cena ou na página da Prefeitura de Sabará na plataforma Sympla (www.sympla.com.br/sabara). Caso todos os ingressos não sejam retirados virtualmente, o público pode retirá-los diretamente na bilheteria do Cine, a partir das 15h, de todo domingo, até a lotação do espaço.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone: (31) 3671-1780.

____________________________________________

PROGRAMAÇÃO DO MÊS

NOVEMBRO

06 DE NOVEMBRO, 16H
MOGLI, O MENINO LOBO

A história da peça conta a trajetória do menino “Mogli” que foi criado entre animais selvagens e submetido às leis da natureza. Envolve personagens como: Baguera, a pantera negra de músculos elásticos e grande amiga de “Mogli”, Balu, o experiente urso pardo que o ensinava as leis da selva; Casca, a velha serpente das rochas que orientava “Mogli” em sua luta pela sobrevivência, livrando-o do sagaz Reilu que o ajuda a escapar das garras do tigre inimigo Shere Khan; dentre outros. Raptado de sua aldeia por Shere Khan, “Mogli” é salvo devido um acordo entre os habitantes da selva, que juntos tem a missão de julgar o destino dos estranhos.

A convivência de “Mogli” junto aos lobos faz com que ele se sinta integrado. Essa convicção, entretanto, é abalada durante período de acasalamento dos bichos; quando “Mogli” não encontra o seu par. A partir disso ele é atraído por uma luz e sai em busca de companhia. Classificação a partir de 2 anos.

13 DE NOVEMBRO, 16H
SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? É a questão tratada na peça. Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília. Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda… Um verdadeiro caos! Classificação livre.

19 DE NOVEMBRO, 16H
BLOCO FERA NENÉM

O espetáculo do bloco Fera Neném é marcado pela espontaneidade e alegria. A criançada presente é chamada para tocar instrumentos junto com o bloco. Vale panela, aquele teclado velho de computador, caixinha de fósforo, etc. A apresentação tem como base os ritmos brasileiros como as cirandas, mesclando músicas autorais de Dudu Nicácio, criadas para o Bloco Fera Neném, e diversas canções já conhecidas de todos, perpassando ritmos como frevo (Pernambuco), ijexá (Bahia) e uma série de cantigas de roda e marchinhas, adaptadas para o ritmo do carnaval. E, também, não podem faltar os sambas de roda para animar a festa. Classificação a partir de 2 anos.

20 DE NOVEMBRO, 16H
MEMÓRIAS DE UM QUINTAL

O premiado espetáculo “Memórias de um Quintal” é a quinta montagem da Insensata Cia de Teatro e um dos frutos da contínua pesquisa dedicada ao Teatro para as Infâncias que o grupo desenvolve desde o ano de 2014. Nesta pesquisa, a Insensata Cia busca realizar um trabalho voltado para o público infantil, mas que não menospreze a sua inteligência e que questione os excessos de didatismo, moralismo e ou interesse apenas comercial. Em meio a músicas e brincadeiras populares, Memórias de um Quintal traz à cena o duelo entre uma criança e um pardal. Manguinha sonhava em acertar um pássaro com o seu bodoque, mas sua péssima pontaria fazia dele motivo de chacota. A dramaturgia é livremente inspirada na obra “O Matador”, texto de Wander Piroli que se mistura com as memórias dos próprios atores que narram e comentam seus apelidos e brincadeiras de infância. Classificação a partir de 3 anos.

27 DE NOVEMBRO, 16H
SOLDADINHO DE CHUMBO

“Soldadinho de Chumbo” é uma emocionante adaptação do conto de fadas, escrito por Hans Christian Andersen, e publicado, pela primeira vez, em 1838. A peça conta a história de um boneco que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina, que também é uma boneca e se equilibra como ele. Os atores, cantores e bailarinos dão vida aos personagens, que embalam a contação de histórias com um repertório musical, incluindo “A Bailarina” (Toquinho), “Ciranda da Bailarina” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Fico assim sem você”(Abdullah e Cacá Moraes), entre outras belas canções. Um tema diferente e irresistível para meninos e meninas de todas as idades. Classificação a partir de 2 anos.

____________________________________________

OUTUBRO

01 DE OUTUBRO, 16H
BOLOLÔ

BOLOLÔ é “confusão, aglomeração, problema”. Bololô são ideias pulsando, se formando, é a gente juntinho, falando ao mesmo tempo e se perdendo de rir. Bololô é um desejo de tudo, tudo fervilhando de bonito… Bololô é o nome do novo CD infantil que Marco Aur quer apresentar ao público, e em primeiríssima mão, no Diversão em Cena 2022. “Bololô” será uma ocasião ímpar de encontrar as crianças, de apresentar as novidades e de cantar as músicas do repertório autoral que as crianças já conhecem e amam. Um show recheado de sentidos e imagens sonoras, de assuntos de crianças, de quintais, de avós, de histórias de bichos e de liberdade inventiva. Classificação livre.

09 DE OUTUBRO, 16H
SHOW DELA

O espetáculo começa com os preparativos para o grande Show Dela. Porém, um acidente provocado pela palhaça Manela faz com que o Show, que já começou, tenha de tomar outro rumo. Manela vai entretendo o público à sua maneira e o erro acaba se torna acerto. Uma brincadeira em que o encontro com o público e a participação de todos é fundamental. Por meio de músicas e objetos inusitados, com base no improviso e com o caráter totalmente relacional, tudo pode acontecer!

16 DE OUTUBRO, 16H
O REI LEÃO

Na peça, Mufasa e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba, que, ao nascer, recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki. Ele cresce feliz sob os cuidados dos pais, do fiel calau Zazu e de sua amiga Nala, mas é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso irmão de Mufasa, que planeja se livrar do irmão e do sobrinho para herdar o trono. Simba passa por momentos difíceis, mas ao encontrar Timão e Pumba, descobre o verdadeiro valor da amizade. Juntos, eles salvam o reino e a família de Simba das garras do malvado Scar. Classificação a partir dos 3 anos.

23 DE OUTUBRO, 16H
RAINHA DA NEVE

A proposta interativa, a música ao vivo, o visual impecável dos personagens são ingredientes que prometem agradar muito! Com certeza o público vai se divertir e se emocionar com o espetáculo, adaptação do clássico “A Rainha da Neve” do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1844, vencedora do Prêmio COPASA/SINPARC de Maior Público Infantil em 2015. A história gira em torno de duas irmãs na luta entre o bem e o mal para quebrar o feitiço do inverno eterno.

___________________________________________

SETEMBRO

04 DE SETEMBRO, 16H
BAGUNÇA

Os palhaços Batuca, Cucaracha, Inácio e Simplício entram em cena e entre ordem, desordem, histórias, música e jogos, constroem o momento único de cumplicidade com a plateia. Classificação livre. 

11 DE SETEMBRO, 16H
A BRUXINHA QUE ERA BOA

A peça “A Bruxinha que era Boa” foi escrita em 1958 pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado e chega aos palcos mineiros em versão divertida e colorida. O espetáculo conta a história de Ângela, uma bruxinha diferente das outras que frequentam a Escola de Maldades da Floresta e que estão sendo preparadas para serem as piores bruxas. Caolha, Fredegunda, Fedorosa e Fedelha, juntamente com Ângela, serão avaliadas pelo bruxo mais malvado da floresta, que escolherá a pior bruxinha de todas e a premiará com a tão sonhada vassoura a jato.

Porém, nem os conselhos e ensinamentos da Bruxa-Chefe ajudam a bruxinha Ângela a ser uma excelente aluna, e como castigo ela é presa na Torre de Piche. É nessa hora que ela conhece Pedrinho, um jovem lenhador que não se assusta com Ângela e a ajuda a fugir do castigo e ganhar o prêmio. A peça tem como princípio não julgar uma pessoa sem realmente conhecê-la. Pedrinho vê o interior de Ângela e descobre que a bruxinha a sua frente não é ruim. É quando ele a nomeia de “A Bruxinha que era Boa”.

18 DE SETEMBRO, 16H
O MENINO DAS CEM SEM PALAVRAS

Adendo é um menino que tem uma característica que é só dele: quando começa a falar, vai seguindo seu discurso eloquente até completar EXATAMENTE 100 palavras. A história de “O Menino das Cem Palavras” narra como Adendo vai sendo conhecido e admirado por todos por conta desta sua pequena obsessão, até se ver preso a ela, sentindo-se exausto de falar “apenas porque os outros querem”. A história aborda temas de extrema importância para o universo infanto-juvenil, como a necessidade do silêncio, a importância da busca de nossa própria identidade, a força das relações familiares em nossa vida, a cilada de se querer sempre agradar a todos e a importância da aceitação do diferente. 

25 DE SETEMBRO, 16H
PLUFT, O FANTASMINHA

Em um sótão de uma casa vive uma divertida família de fantasmas: o fantasminha Pluft, que tem muito medo de gente; a Mãe, que faz deliciosos pasteis de vento; e Tio Gerúndio, que passa todo o tempo dormindo dentro de um baú. A tranquilidade do lugar termina quando o pirata Perna-de-Pau aparece trazendo a linda menina Maribel que fora raptada por ele. O vilão está em busca do tesouro do avô da garotinha, o capitão Bonança, que morreu no mar e – ao que tudo indica – deixou sua herança escondida naquele sótão. O que não se esperava é que uma bela amizade iria se formar entre Pluft e Maribel dando um novo rumo à história. Os risos ficam por conta dos amigos da menina, o trio de marinheiros João, Julião e Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.

_____________________________________________

AGOSTO

07 DE AGOSTO, 16H
CIRCO MARIMBONDO

O show interativo e performático reúne músicos e artistas circenses que apresentam ao público um intercâmbio entre novas estéticas musicais e arranjos arejados para levar ao público as canções de um dos principais movimentos da música popular brasileira, além de temas folclóricos e autorais. Classificação livre.

14 DE AGOSTO, 16H
OS SALTIMBANCOS

21 DE AGOSTO, 16H
PEQUENO PRÍNCIPE

28 DE AGOSTO, 16H
CANTO DE PASSARIM

O espetáculo fala sobre a liberdade inspirada pelos pássaros, por meio de canções e cantigas tradicionais, brincadeiras da cultura das infâncias, histórias da tradição oral entrelaçadas pela musicalidade e pelos cantos e diferentes passarinhos: Bem-Te-Vi, Rouxinol, Sabiá e muitos outros. Os arranjos, elaborados especialmente para este espetáculo, proporcionam uma experiência musical poética para baixinhos e grandinhos, trazendo sentimentos vivenciados durante esse período de pandemia sob uma atmosfera leve.

____________________________________________

JULHO

03 DE JULHO, 16H
APLAUSOS E VAIAS COM PALHAÇO MENDONÇA (SP)

Mendonça, personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidade, arruma sua parafernália para realizar seu espetáculo. Manipulando diversos objetos como chapéus, caçapas e bolinhas, ele demonstra toda sua desenvoltura circense. Um tipo espetáculo de rua, em que o público, provocado por essa figura, ficará entre “Aplausos e Vaias”. Classificação: a partir de 3 anos.

10 DE JULHO, 16H
A FESTA DO PIJAMA

“A Festa do Pijama” é um espetáculo infantojuvenil, mas que agrada, também, ao público adulto. Além disso, ele é uma grande celebração ao mundo da criança, povoado por brincadeiras, disputas, histórias e estados emocionais, atrações próprias do universo infantil como a pirraça e o medo de assombração. Tudo revelado e vivenciado por atores em cena e com trilha sonora executada ao vivo. Classificação: a partir de 5 anos.

17 DE JULHO, 16H
BRANCA DE NEVE

Teatro, contação de história, música e interatividade do público ajudam a recontar a clássica história dos Irmãos Grimm: uma rainha má e bela tem inveja de Branca de Neve, a mais linda de todas. Na história, a rainha má resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve. Mas o carrasco, que deveria assassiná-la, a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, que passam a protegê-la. Quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo por toda a eternidade. Classificação: a partir de 2 anos.

24 DE JULHO, 16H
RAPUNZEL

Na peça, há um casal de alemães: Hildegarda e Nicolau. Ela, grávida, tem um desejo fortíssimo de comer rabanetes. Ele, com medo, pula o muro da vizinha para roubar alguns. A velha impõe uma condição: deixará ela comer todos os rabanetes, desde que a criança seja dela. Assim começa a história da menina de longas tranças que é mantida numa torre pela bruxa até a chegada do príncipe. Classificação: a partir de 3 anos.

31 DE JULHO, 16H
CINDERELA

Teatro, contação de história, música e interatividade do público ajudam a recontar o clássico de Charles Perrault sobre uma jovem Cinderela que é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e forçada a trabalhar de empregada. Mas, com a ajuda da Fada Madrinha, ela realiza o sonho de ir ao baile Real. Classificação: a partir de 2 anos.

____________________________________________

JUNHO

05 DE JUNHO, 16H
MP BAIXINHOS PARA TODAS AS IDADES

O espetáculo traz as principais canções da música infantil brasileira, das cantigas de roda aos grandes hits dos anos 80, em um musical lúdico, com circo, dança, fantoche e instrumentos feitos a partir de material reutilizável.

12 DE JUNHO, 16H
O SONHO DAS PÉROLAS

Dois irmãos encontram um mapa do tesouro. Ao seguir as indicações do mapa em busca do tesouro eles são conduzidos a uma praia fantástica onde um velho pirata coleciona ostras e pérolas.

19 DE JUNHO, 16H
A MENINA QUE ENTRA EM LIVROS

Júlia, filha única, se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho. Quando seu quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro, para encontrar a solução de seus problemas, redescobrindo o mundo mágico da literatura.

26 DE JUNHO, 16H
PRATUBATÊ

Pratubatê é um espetáculo que utiliza a música e os tambores como ferramentas de comunicação. Sob a  condução de uma banda e um maestro, até 350 tambores são distribuídos ao público, e todos participam ativamente deste espetáculo de maneira surpreendente.

____________________________________________

MAIO

01 DE MAIO, 16H
A PEQUENA SEREIA

A montagem conta a história de Ariel, uma sereia encantada com o mundo dos humanos. Sua obsessão se torna ainda mais forte, quando ela se apaixona pelo príncipe Eric. Para poder viver com seu amado, Ariel faz um terrível acordo com Úrsula, a Bruxa do Mar.

08 DE MAIO, 16H
A FANTÁSTICA VIAGEM AO FUTURO

A peça é um convite para que a criançada embarque junto com os irmãos Rafael e Rafaela, além de sua amiga Diana, numa divertida aventura em busca da “chave para o futuro”, que se encontra no meio da Floresta Amazônica.

15 DE MAIO, 16H
PETER PAN

Teatro, contação de história, música e interatividade do público ajudam a recontar o clássico de J. M. Barrie sobre o garoto que se recusa a crescer e suas aventuras com a família Darling na Terra do Nunca.

22 DE MAIO, 16H
UMA SURPRESA PARA BENEDITA

Sabonete quer preparar um jantar para a sua amada, quando Benedita entra em cena para ajudar. Os dois se deparam com toda a sorte de imprevistos, confusões e tropeços que criam no público uma  identificação imediata com cenas cotidianas das relações de amor e amizade.

29 DE MAIO, 16H
A FANTÁSTICA FLORESTA

A peça se passa num mundo fantástico, onde um menino sai à procura de seu avô que desapareceu na floresta. Com a ajuda de um apito, ele segue pistas e conversa com animais, sempre conduzido pela curiosidade.

Notícias Recentes