CULTURA: ABERTURA DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS DE MINAS ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA (16/11), NO TEATRO MUNICIPAL

 na Categoria Sem categoria

Com apoio da Prefeitura de Sabará, acontece, nesta quinta-feira (16/11), às 20h, no Teatro Municipal (Rua Dom Pedro II, no Centro), a abertura do Festival Internacional de Corais de Minas Gerais – FIC Minas. A iniciativa cultural e artística conta com a apresentação de seis corais – Coral Lírico de Minas Gerais, Brasília, Coro Angélico, Madrigal Scala, Ensaio Aberto e Turnê Coral Canto & Vida. 

Os interessados em participar devem retirar os ingressos gratuitos por meio da plataforma Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/festival-internacional-de-corais/2247919 

CORAIS

CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS

O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto lírico, promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Coral Lírico na Cidade, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. 

Criado em 1979, tornou-se Patrimônio do Estado, em 2018, e comemorou quarenta anos, em 2019. O maestro Hernán Sánchez, natural de Buenos Aires, é o regente responsável. Estudou canto, no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, e música antiga, no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla.

CORAL BRASÍLIA

O Coral Brasília foi fundado em 1995 e, desde então, desenvolve projetos culturais bienais, visando a divulgação da música coral com foco na música coral brasileira. Os projetos são realizados, alternando apresentações no Brasil e no exterior.

Ele se caracteriza por apresentar um espetáculo bastante eclético, com um repertório variado e peças de renome de compositores e arranjadores nacionais e estrangeiros. O repertório abrange os gêneros sacro, erudito, popular e folclórico, sendo alguns arranjos concebidos, exclusivamente, para a interpretação do Coral Brasília.

Ao longo de 28 anos de existência, o Coral Brasília realizou viagens nacionais e internacionais, com participação em diversos certames que lhe valeram nove premiações internacionais e diversas premiações no Brasil. O maestro responsável é o Deyvison Miranda, natural de Brasília e bacharel pela Universidade de Brasília. Atualmente, ocupa o cargo de pianista colaborador na Escola de Música de Brasília e de maestro titular do Coral CGU/Unacon, do Coral da Câmara dos Deputados, do Madrigal de Brasília e do premiado Coral Brasília. Membro da Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB), na cadeira de nº 14, tem Carlos Alberto Pinto Fonseca, como patrono.

CORO ANGÉLICO

O Coro Angélico é o coral mais antigo da cidade de Santa Luzia/MG, em atividade. Foi fundado em 15 de agosto de 1952, ocasião em que haviam se extinguido dois corais anteriores – o Coro dos Dolabella e o Coro dos Ramos, dos quais herdou um acervo musical sacro e popular, composto por luzienses, nos séculos XVIII, XIX e XX. Acompanhado da Orquestra Sacra de Santa Luzia, canta nos principais eventos celebrativos da cidade, como o Jubileu de Santa Luzia. O Coro Angélico se consolidou, também, como um grupo musical cultural. Em 2022, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural aprovou a abertura do processo de registro imaterial do Coro e da Orquestra. No mesmo ano, a Câmara Municipal aprovou uma Moção Honrosa ao Coro e a prefeitura sancionou lei que reconhece o Coro e a Orquestra como patrimônio cultural da cidade. O maestro Hélcio Rodrigues Pereira, atual regente do Coro Angélico e da Orquestra Sacra de Santa Luzia, é graduado em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Práticas Interpretativas em Música Brasileira, também pela UEMG.

MADRIGAL SCALA

O Madrigal Scala destaca-se no cenário canto coral, evidenciando relevante trajetória de sucesso. O grupo é atualmente um dos principais coros amadores do estado de Minas Gerais, sob os pontos de vista técnico e artístico, cujo repertório eclético é formado por composições de todos os períodos da história da música. O Madrigal Scala continua firme em seu propósito de trabalho, cumprindo o papel social da música, divulgando e promovendo o canto coral, por meio da regência do maestro Breno Bartolomeu, pianista, cantor, compositor, arranjador e diretor musical. Atualmente, é bacharelando em Canto Erudito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a doutora Luciana Monteiro, e permanece estudando música e se apresentando em teatros de Minas Gerais.

CORAL ENSAIO ABERTO

A ideia do Coral Ensaio Aberto, de Belo Horizonte, surgiu há 12 anos, durante o Dia de Minas, realizado, pela primeira vez, em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade. A pedido do governo do estado, formou-se o Coral Cantos de Minas, que participaria, então, de eventos promovidos pelo maestro Lindomar Gomes. Os participantes são integrantes de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte, praticando o canto coral de forma festiva e sublime. Os ensaios ocorrem aos sábados, das 11h às 12h, no Salão da Igreja São José, em BH. O regente responsável é o Maestro Lindomar Gomes, formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral, pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Técnico em Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, é formado, também, em Arte Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto, desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral, voltado para composições brasileiras.

TURNÊ CORAL CANTO & VIDA

O Turnê Coral Canto & Vida foi fundado em 2000. Realiza atividades culturais e sociais por todo Estado de Minas Gerais. Formado por amigos, a composição deste coral se deve ao desejo de sua fundadora, Juracy Cunha, de manifestar a arte e a música mineira, desempenhando uma forma de viver e de sentir útil aos seus integrantes e participantes. Além da performance musical, o coral é engajado em projetos sociais, participando e promovendo eventos beneficentes, e apresentando-se em festivais, igrejas, missas, casamentos, bodas, congressos e em vários eventos sociais.

A cantora lírica, Eliseth Gomes, é bacharel em canto pela UEMG e, atualmente, é uma das mais renomadas cantoras portuguesas líricas, que atua no Brasil. Tem se apresentado em teatros de Ópera do país e do exterior, sob a regência de conceituados maestros. Sua estreia internacional foi na Itália, nos Teatros Comunale de Bologna e no Reggia Emília, com a Ópera La Traviata. Além da Itália, Eliseth já se apresentou em outros países da Europa, como Portugal, Espanha, Suíça e em alguns países da América, como Chile e Uruguai.

Para mais informações sobre o festival, acesse festivaldecorais.com.br/.

Notícias Recentes