CORPUS CHRISTI: CELEBRAÇÃO APRESENTARÁ O MAIOR TAPETE JÁ CONFECCIONADO NA HISTÓRIA DE SABARÁ

na Categoria COVID-19, Cultura, Turismo

Mantendo viva em Sabará a tradição católica dos tapetes de serragem no feriado de Corpus Christi e celebrando o sentido da Eucaristia, a Prefeitura de Sabará e moradores realizarão, nesta quinta-feira (3/6), a Mostra Cultural de Tapetes de Rua 2021, com novidades e muita fé.

Segundo os organizadores, será confeccionado o maior tapete já visto em Sabará, com 80m² em arte única. Além desse, será apresentado um linear de 50 metros, composto por variados desenhos espaçados. As obras de artes serão exibidas em sistema drive-thru, com visitação gratuita, das 8h às 17h, na rua Dom Pedro II, no Centro Histórico da cidade.

Em função da pandemia do novo coronavírus, não haverá missas presenciais em Sabará neste ano. No entanto, uma procissão motorizada, organizada pela Matriz Nossa Senhora da Conceição, percorrerá as ruas e largos. Às 16 horas, no local onde estarão os tapetes, os párocos da cidade farão uma bênção de fé.

Para evitar a propagação da Covid-19, todas as medidas de segurança sanitária serão cumpridas pelos visitantes, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscara e a higienização. O evento contará com a presença da Guarda Civil Municipal que fiscalizará a adoção dos procedimentos. Segundo o secretário municipal de Cultura, André Alves a expectativa é que 300 veículos visitem a mostra. “Esse é um momento de fé bastante aguardado por todos. Apesar da pandemia, remodelamos o projeto para que a cultura seja mantida e, ainda mais, para marcar a nossa certeza de que venceremos esse período de tantas perdas e tristeza, com devoção”, explicou.

Para o prefeito Wander Borges, trata-se de renovar todas as esperanças. “Faremos um evento emocionante, ao ar livre, aberto a todos, reafirmando a nossa fé e demonstrando a nossa vocação histórica. Vivemos dias de reflexão, precisamos ser fortes e acreditar, sempre, que a nossa fé se renova todos os dias. Sabará está cada vez mais viva e celebraremos todas as nossas conquistas”, concluiu.

Mesmo com a impossibilidade de realizar grandes eventos públicos, devido à pandemia, a cidade tem promovido intervenções religiosas no feriado de Corpus Christi. Em 2020, um único tapete foi confeccionado na Praça Santa Rita, no Centro Histórico, mantendo a fé, a devoção e a tradição religiosa do município.

Os tapetes de rua

Os tapetes vêm de uma tradição muito antiga. A prática surgiu no século XVIII, em Portugal, e foi introduzida no Brasil no período colonial. Em Minas Gerais, estado que durante o ciclo do ouro recebeu milhares de portugueses, a tradição foi amplamente difundida e se enraizou na sociedade cristã mineira, fazendo parte da tradição religiosa.

Em Sabará, há mais de 200 anos, moradores voluntários passam a madrugada preparando os tapetes de rua para a tradicional procissão de Corpus Christi. Pela manhã, o resultado pode ser admirado pelos religiosos e visitantes. Além de muita fé, arte e devoção, os variados desenhos artísticos, criados pelos moradores da cidade, contam com pó de serragem, pó de café, sal e cal, que colorem as históricas ruas de pedra.

A Celebração

Uma vez ao ano, numa quinta-feira do mês de maio ou junho, a(s) Irmandade(s) do Santíssimo Sacramento sediada(s) na cidade de Sabará organiza(m), conjuntamente com os seus párocos, comunidades e Prefeitura, a sua própria e maior festividade: a Festa do Corpus Christi. Constituída por um Tríduo, uma missa, e uma extensa e faustosa procissão, esta é a principal ocasião dedicada a celebrar o Santíssimo Sacramento de maneira única e exclusiva – todas as atenções se voltam para o corpo e sangue de Jesus Cristo transformado em pão e vinho para a comunhão de seus fiéis. Praticamente toda a organização da festa é feita numa “comunhão” entre as duas paróquias existentes na sede do município – a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário –, cada qual com suas respectivas irmandades. Despesas com banda, programas, entre outros gastos para a festa, por exemplo, costumam ser repartidas entre as duas associações – embora haja aquelas que são bancadas por cada irmandade separadamente.

A Festa do Corpus Christi se inicia logo depois do Domingo da Santíssima Trindade com a realização do Tríduo de Corpus Christi, ao longo das noites de segunda a quarta-feira. O Tríduo ocorre simultaneamente na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, matriz de uma das paróquias do Centro Histórico de Sabará, e na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz da outra paróquia, sendo feito de adorações ao Santíssimo Sacramento e de missas celebradas pelos irmãos e párocos de cada região. O período de três dias visa preparar os fieis para a Quinta-feira de Corpus Christi. Na manhã de quinta-feira, ocorre então a Missa e a Procissão de Corpus Christi. A missa campal e festiva costuma ser feita no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. De lá, sai a procissão pelas ruas do Centro em direção à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A junção das duas paróquias em uma só missa e procissão é bastante recente – antes ocorriam separadamente.

Os irmãos do Santíssimo Sacramento de cada paróquia participam ativamente de ambas as cerimônias, devidamente paramentados com suas opas, organizados em alas e levando consigo os seus estandartes. A principal ala é a que constitui o meio da procissão. Nela, os párocos conduzem o ostensório, representação de Jesus sacramentado, o qual é protegido por um pálio e acompanhado por quatro a seis lanternas. Oito a dez irmãos ficam responsáveis por carregar o pálio e as lanternas junto aos párocos.