Copasa inicia obras de Saneamento em Sabará

na Categoria Governo, Meio Ambiente, Obras, Saúde

Intervenções imediatas geram investimentos de R$25 milhões:

O prefeito Wander Borges e a presidente da Copasa, Sinara Meireles, assinaram nessa manhã (30), a ordem de serviço para o início imediato das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Sabará, onde serão implantados aproximadamente 13 quilômetros de redes coletoras e interceptoras de esgoto.

Essa primeira etapa contempla as regiões: sede do município, General Carneiro, Vilas Reunidas (córrego Rio Manso), Nossa Senhora de Fátima (córrego Santos Dumont), Ana Lúcia / Nações Unidas (Córrego dos Malheiros), entre outros, locais onde as redes de esgotos encontram-se mais danificadas ou inexistentes. A previsão é que essas obras sejam concluídas até o final de 2018, onde mais de 3.200 imóveis da cidade passarão a ter seus esgotos coletados pela Copasa.

De acordo com o diretor de negócios e operação metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, o conjunto das intervenções de esgotamento sanitário em Sabará é na ordem de R$130 milhões, nos próximos seis anos. “Essa primeira ordem de serviço parcial é de R$25 milhões. Vamos fazer redes coletoras espalhadas na cidade inteira e dois importantes interceptores no Malheiros e no Rio Manso”. A construção desses interceptores permitirá a retirada dos esgotos dos manilhamentos e galerias existentes. O diretor disse ainda que no próximo ano será dada a ordem de serviço para a estação elevatória, que levará o esgoto para a estação de tratamento do Arrudas “Com isso Sabará passará a ter o esgoto além de coletado, tratado, o que é um grande benefício e certamente vai alavancar o município para investir no desenvolvimento industrial” disse.

A presidente da Copasa descreveu o ato como um momento festivo para a comunidade e de grande responsabilidade para a empresa. “Essa obra poderia ter sido iniciada há mais tempo, mas questões relacionadas a não viabilização de recursos e algumas questões de discussão com a Prefeitura no passado não nos permitiram iniciar essa obra antes. O que importa é que agora estamos organizados, mobilizados, motivados e vamos fazer sim a intervenção necessária para iniciar a coleta e o tratamento dos esgotos na cidade de Sabará”.

O prefeito Wander Borges destacou o evento como um momento histórico que marca os seis meses de sua gestão. “Essa ordem de serviço contempla alguns anseios da população que é devolver saneados os nossos rios e córregos. O esgoto tratado significa melhor qualidade da água, a nossa contribuição para o meio ambiente e mais saúde para a população”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada R$1 investido em saneamento, economizam-se R$ 4,00 em sistema de saúde.

O prefeito destacou que o início dessas obras fomenta a empregabilidade no município. “Esse primeiro momento prevê a criação de 100 vagas diretas de emprego. Solicitei à empresa que priorize a contratação de mão de obra e serviços no ambiente sabarense”. Wander agradeceu ao governo do Estado por viabilizar a obra no município.

Prestigiaram o evento nesta manhã o presidente da Câmara Valtair Rodrigues acompanhado de todos os vereadores da Câmara de Sabará, os prefeitos Cidinho (Taquaraçu de Minas), Lauro Franco (Frei Gaspar) e Daniel Sucupira (Teófilo Otoni), o Tenente Coronel da Polícia Militar, Mauro Lúcio, servidores municipais e representantes da sociedade civil.