CONSCIENTIZAÇÃO: CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE CAMINHADA EM COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

na Categoria Educação, Saúde, Zoonoses

Com muita animação e entoando um “grito de guerra”, 200 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, participaram, nesta sexta-feira (17/3), no Bairro Nossa Senhora de Fátima, de uma caminhada de conscientização ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A iniciativa, fruto de uma parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação, teve como objetivo conscientizar os moradores do bairro sobre a importância de adotarem medidas de prevenção às doenças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2023, 18 casos de dengue e oito de chikungunya já foram confirmados em Sabará.

Lincoln Batista, morador do bairro, elogiou a ação. “Achei interessante e válida, pois aliou o processo de educação com a saúde; e gostei muito de ver a participação das crianças, pois assim, desde cedo, elas já estão aprendendo sobre como combater a dengue e outras doenças”, comentou.

Para a agente de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, Jarmilene Braz, a participação dos alunos foi muito produtiva e dará bons frutos. “As crianças são instrumentos valiosos em nossas campanhas de conscientização. Levamos informações de combate às doenças até elas e muitas se tornam propagadoras dessas informações aos seus familiares. Os meus filhos me levam muitas informações sobre assuntos que aprendem na escola e eu aprendo com eles. Sou prova de que vale a pena contar com a participação delas”, afirmou.

Além da caminhada, panfletos informativos sobre as doenças foram entregues à população como forma de conscientização.