COMBATE À DENGUE: ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL GERSON MANOEL DOS ANJOS PARTICIPAM DE CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A DOENÇA

na Categoria Educação, Saúde

Com muita animação e entoando o grito de guerra “Xô Dengue”, alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gerson Manoel do Anjos, no Bairro Ana Lúcia, participaram, nesta quarta-feira (3/4), de uma caminhada de conscientização ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A iniciativa, fruto de uma parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação, aconteceu em algumas ruas do bairro; e teve como objetivo conscientizar os moradores e comerciantes da região sobre a importância de adotarem medidas de prevenção às doenças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 1016 casos de dengue e 87 de chikungunya já foram confirmados em Sabará, neste ano.

Além da caminhada, panfletos informativos sobre as doenças foram entregues à população como forma de conscientização. A atividade contou com o apoio e a segurança da Guarda Civil Municipal.

Ações de combate à dengue nesta semana

02 a 11/04/2024, das 6h às 8h40 e das 16h às 20h40 – Carros “fumacês” irão percorrer os bairros Pompéu, Gaia, Siderúrgica, Nova Vista, Adelmolândia, Fogo Apagou, Paciência, Galego, Vila Real, Ravena, Ravenópolis, Borges, Jardim dos Borges, Amélia Moreira, Borba Gato, Alvorada, Ana Lúcia, Novo Alvorada, o distrito de Ravena e a região de General Carneiro;

04 e 05/04/2024, a partir das 8h – acontecerão mutirões de combate à dengue, com recolhimento de inservíveis nos bairros Mangueiras, Mangabeiras e Vila Michel.

Atendimento aos pacientes com sintomas de dengue

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS / Postos) do município;

De domingo a domingo, das 8h às 18h, na Unidade de Atenção Especial aos Pacientes com Sintomas de Dengue – URV (Unidade de Reposição Volêmica), prédio anexo à UPA Sabará;

De domingo a domingo, 24h por dia, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Sabará.

Vacinação contra a dengue

A vacinação contra a dengue segue para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBS’s (Postos) do município.

Boletim de vacinação contra a dengue

De 24 de fevereiro a 1º de abril de 2024 já foram vacinadas 2.210 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em Sabará.