Capacitação de agentes da Zoonoses

 na Categoria Saúde

Com o objeto de aprimorar os trabalhos de combate às endemias no município, a Prefeitura de Sabará está realizando uma capacitação para 60 agentes do Centro de Controle de Zoonoses. As aulas estão sendo ministradas no Polo Cultural pelo Sr. Lauriano, referência técnica da Zoonoses de BH, e pela supervisora da Equipe de Educação e Saúde de Sabará, Simone Heloisa Moreira.

A capacitação tem como tema central as arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Entre os assuntos abordados estão: biologia, morfologia e principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, planejamento estratégico das atividades de campo, tratamento focal, bloqueio de foco, visita e roteiro de supervisão, reconhecimento geográfico, conhecimento teórico sistemático das fontes de dados, desenvolvimento técnico e operacional das arboviroses e manutenção de equipamentos.

O atual período de chuvas é propício à proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e outras doenças. É preciso combater o Aedes Aegypti. Veja algumas dicas:

– Jogue fora objetos que acumulem água como latas, garrafas e plásticos em geral.

– Mantenha caixas d’água, tambores, cisternas e latas de lixo bem tampadas.

– Pneus devem estar cobertos e sempre secos.

– Cultivar vasos de plantas somente com areia nos pratos.

– Piscina deve ser trocada a água com frequência.

– Lavar uma vez por semana com bucha a vasilha de água de seu cachorro e galinha.

– Limpar as calhas retirando a água.

– Evitar cacos de vidro no muro, perigo de acumular água.

Dez minutos por semana ajuda a eliminar o foco do mosquito. Faça a sua parte! Se precisar de vistorias especiais ou orientações, ligue: (31) 3674-6295.

 

Notícias Recentes