A PEDIDO DA PREFEITURA DE SABARÁ, FHEMIG ABRE LEITOS PARA ATENDER A CASOS DE DENGUE TIPO C

na Categoria Dengue, Saúde

A pedido da Prefeitura de Sabará, o Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a contar com uma ala específica, com 12 leitos, para o atendimento exclusivo a pacientes diagnosticados com o tipo C da dengue – que apresenta sinais de alarme e pode evoluir para a forma mais grave. Os casos são transferidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Lázaro.

Diante do aumento significativo de pacientes com dengue do grupo C, que demandam internação e ficam aguardando por leitos na UPA, a Prefeitura de Sabará formalizou a parceria com a Fhemig com o propósito de disponibilizar leitos específicos destinados ao tratamento desses pacientes.

As transferências serão realizadas diariamente, enquanto houver demanda. Há previsão de que as internações sejam de curta duração – 48 horas em média. O público-alvo são pacientes sem instabilidade clínica, já os que apresentarem maior probabilidade de complicação serão transferidos para serviços com retaguarda de terapia intensiva.

A iniciativa busca assegurar o melhor cuidado possível aos pacientes, além de agilizar o fluxo de transferências e dar mais conforto às pessoas que buscam a UPA do município, neste momento de grande demanda em razão da epidemia de dengue. A nova ala está em funcionamento desde 22/3. Nesta última segunda-feira, 25/3, havia cinco pacientes internados no local.

Reportagem: RedeFhemig