PREFEITO WANDER BORGES AUTORIZA MAIS DE 1500 CIRURGIAS ELETIVAS

na Categoria Saúde

O prefeito Wander Borges assinou nesta manhã (16/08) autorização para que sejam realizadas cerca de 1500 cirurgias eletivas em atendimento aos sabarenses. Os procedimentos serão viabilizados por meio de um convênio firmado com o Hospital Lindouro Avelar, de Lagoa Santa, e tendem a zerar as filas de espera de pacientes que, em alguns casos, estão aguardando há mais de cinco anos por cirurgias. Foram contratadas as especialidades de cirurgia geral, ortopédicas, ginecológicas, varizes, otorrinolaringologia, entre outros. Serão investidos cerca de R$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) nesses serviços que serão executados ao longo de doze meses.

O prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, elogiou o prefeito Wander Borges pela determinação nessa parceria. “O caminho que Sabará e Lagoa Santa estão trilhando vai ser inspiração para todos os municípios brasileiros. Essa forma de parceria é a mais eficaz, porque traduz ações bilaterais de forma que o cidadão vai ser bem atendido e a demanda será efetivamente enfrentada. Buscamos o amparo jurídico e a legalidade, mas fundamentalmente, vamos contar com a ousadia de quem quer cumprir o seu papel. Parabéns Wander, por essa iniciativa”.

De acordo com o prefeito Wander Borges, esse convênio de cooperação é uma proposta inovadora que visa a qualidade na prestação dos serviços em saúde, “Essa parceria é uma revolução para Minas Gerais e para o Brasil. Com esse termo, temos a oportunidade de construir um novo modelo dentro do SUS, que pode melhorar sobremaneira a vida das pessoas. Se cada cidade focar em uma especialidade, conseguiremos, muito em breve, regionalizar os atendimentos nos municípios da RMBH”, diz. O modelo adotado por Sabará/Lagoa Santa já está sendo estudado por outros municípios do estado de Minas Gerais.

Rede Municipal

No início de 2017, um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde constatou que na fila de espera para cirurgias eletivas havia pacientes aguardando desde o ano de 2013. A partir daí, a Prefeitura procurou os hospitais do município, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Cristiano Machado para que esses serviços fossem realizados aqui. Porém, ambos alegaram não ter capacidade de atendimento para as cirurgias demandadas. Os serviços foram cotados em hospitais de Belo Horizonte e a maioria deles cobrou um valor muito acima da tabela SUS, o que impossibilita a contratação. Daí então, surgiu a oportunidade do Lindouro Avelar, que conta com um interventor, conforme acordo feito entre a Santa Casa, Prefeitura de Lagoa Santa e Ministério Público. Foram feitas diversas reuniões, durante cerca de um ano, até este momento da contratação.

Avanços na saúde

Mesmo diante de tantos desafios, a Prefeitura de Sabará já realizou, em um ano, mais de 1000 cirurgias de catarata, zerando a fila de espera. Outra conquista foi a extinção da demanda para exames de próstata. Entre 2015 e 2016 as gestantes não faziam ultrassom durante o pré natal, o que não ocorre hoje, pois a Prefeitura disponibiliza até dois exames  para as futuras mamães durante o período gestacional. Exames laboratoriais são feitos em sua maioria dentro do município, melhorando significativamente o atendimento. “Muito temos a fazer, mas sem dúvidas, conseguimos evoluir bastante. Continuamos nessa batalha árdua, tendo em vista a qualidade de vida e a saúde dos sabarenses”, disse a Secretaria de Saúde, Nicole Alves.