INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE O PARQUE NATURAL CHÁCARA DO LESSA

na Categoria Defesa Social, Meio Ambiente

Um grande incêndio atingiu o Parque Natural Chácara do Lessa. Na tarde de ontem (18/09), a grande fumaça pode ser vista de diversos pontos da cidade. Uma equipe composta por Bombeiros, funcionários da Prefeitura de Sabará e membros da Brigada Solidária, agiram no período do fim da tarde e por toda a noite, tentando conter as chamas que se alastraram rapidamente.

Cerca de 50 pessoas atuaram com o auxílio de caminhões pipa e monitorando as queimadas próximo à vizinhança. Por volta das 2h da manhã, o fogo se aproximou de algumas residências do bairro Vila Esperança e o Corpo de Bombeiros foi acionado para avaliar e orientar moradores.

Foi constatado que ainda existem muitos focos de incêndio, porém controlados. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o trabalho foi intenso e houve muito empenho por parte dos agentes da Prefeitura, voluntários e moradores, mas infelizmente, as chamas atingiram grande parte da Chácara que levará cerca de 15 a 20 anos para se recuperar totalmente.

Hoje pela manhã, foi realizada uma reunião com o Gabinete de Crise Local (instituído para esta finalidade) para combate aos focos de incêndio florestal.  Estiveram presentes, os prefeitos Wander Borges (Sabará) e Lucas Coelho (Caeté), além de representantes de empresas públicas e privadas que são parceiras do 5º Pelotão Sabará e Coordenação Geral do CBMMG. Na ocasião, foram avaliados as situações de demais cidades da Região Metropolitana que também sofrem com outros incêndios em grande escala, como é o caso da Morro do Chapéu, em Nova Lima.

A Prefeitura de Sabará e o Corpo de Bombeiros estão recebendo doações para ajudar no trabalho das equipes de combate a incêndios, são elas: água potável, Epi’s de Combate a Incêndios (balaclava, óculos anti-embaçante, cantil etc) e protetor solar. O apoio de empresas privadas que queiram ajudar, disponibilizando caminhões pipa, também será bem- vindo.

As doações podem ser encaminhadas para o 5º Pelotão Sabará (Avenida Expedicionário Romeu J Dantas, s/n – Caieira) ou Secretaria de Meio Ambiente (Av. Pref. Serafim Mota Barros, 97 – Centro)

Para mais informações: 3672-7688 / 98821-3145