25 DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR RURAL: PREFEITURA DE SABARÁ INVESTE EM AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL

 na Categoria Meio Ambiente

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado, no Brasil, no dia 25 de Maio. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, entre outros profissionais da área. E para celebrar a data, a Prefeitura de Sabará apresenta algumas ações que são realizadas na cidade como forma de apoiar, capacitar, valorizar e incentivar os trabalhadores rurais do município.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Sabará desenvolve ações voltadas para a agricultura familiar. Famílias e produtores rurais do município contam com suporte técnico fornecido pelo órgão. De 2017 até o momento, mais de 130 produtores, hortas comunitárias e escolas do município foram beneficiados com atendimentos periódicos semanais e mensais.

Há também a doação de adubo, insumos e restos de podas e de supressões de árvores para agregar na compostagem. Além disso, maquinários como jerico, triturador e tratorito são emprestados para arar a terra e auxiliar no plantio.

E como a área rural do município é reconhecida por grandes produções como hortaliças, queijos, doces, carnes, entre outros produtos, a Prefeitura promoveu, entre os anos de 2018 a 2020, a Feira de Produtores de Ravena, importante espaço onde os produtos eram  vendidos. A iniciativa acontecia aos sábados na Praça Nossa Senhora da Assunção. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, devido à pandemia, a atividade da feira foi suspensa, mas um novo chamamento público está em andamento e a previsão é que ela seja retomada ainda neste ano.

A produção agrícola e os festivais sabarenses

Em 2022, acontecerá a 13ª edição do Festival da Banana, evento tradicional da cidade, que é realizado no Distrito de Ravena. Durante os dias do festival, as pessoas podem se divertir e apreciar as delícias da gastronomia local, levando para casa os tradicionais doces, bolos e chips feitos com banana, chocolates com recheios de banana, bananada e outras novidades que são vendidas por produtores rurais do distrito.

A 24ª edição do tradicional Festival do Ora-Pro-Nóbis, organizada pela Prefeitura de Sabará, será realizada entre os dias 27 e 29 de maio deste ano. O evento, de caráter gastronômico, acontece no bairro Pompéu, onde são expostas e comercializadas deliciosas receitas que têm o ora-pro-nóbis como carro-chefe. O festival, além de fomentar o turismo local, gera lucratividade para o município e produtores do ora-pro-nóbis da localidade.

Em 2022, o Festival da Jabuticaba chegará em sua 36ª edição. Trata-se do maior e mais importante evento cultural e gastronômico da cidade, pois, além de ajudar a consolidar e perpetuar a cultura da jabuticaba em Sabará, proporciona a movimentação da economia do município. Durante o festival, por meio de feiras, os produtores de jabuticaba da cidade vendem a muda de jabuticabeira, a fruta in natura e seus produtos derivados como geleia, licor, sorvete, vinhos e molhos.

Obras e a melhoria da produção no campo

Com o objetivo de atender às solicitações da comunidade e produtores rurais de Ravena, bem como de promover melhorias no distrito, a Prefeitura de Sabará vem investindo em diversas ações de infraestrutura.

No intuito de fazer com que as estradas rurais estejam em boas condições e todos possam transitar por elas, e de evitar problemas causados pelas chuvas, como enxurradas e alagamentos, a gestão municipal vem, constantemente, executando serviços de manutenção nas vias. As estradas do Capão, Traíras, Palmital, Muniz e Cigana foram algumas das beneficiadas com os trabalhos.

Atendendo a uma demanda antiga da população de Ravena, a Prefeitura de Sabará está construindo uma nova ponte na Estrada do Capão, que liga o Centro do distrito à zona rural e a outros municípios. A obra se faz necessária, uma vez que fortes e intensas chuvas, que ocorrem na cidade, inundam a antiga ponte, feita de manilhas, dificultando a mobilidade dos moradores da zona rural, produtores e trabalhadores rurais, sitiantes e motoristas que transitam pela região. Segundo a Regional de Ravena, a nova ponte conta com 15 metros de comprimento por 4,5 metros de largura e será implantada ao lado da antiga, que será desativada.

Para garantir o abastecimento de água, recurso indispensável para a agricultura, foi ampliada a extensão da rede em Traíras, zona rural de Ravena.

Uma parceria em prol do produtor rural

Por meio de um convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a administração municipal presta suporte técnico aos produtores e trabalhadores rurais do município. O poder público atua em diversas atividades relacionadas à produção de produtos agropecuários na cidade como alface, avicultura de corte e postura caipira, banana nanica e prata, bovinocultura de corte e de leite, cebolinha, couve-de-folha, feijão, jiló, mandioca mesa, milho e suinocultura tecnificada.

Em 2021, mais de 4500 atendimentos foram realizados a mais de 650 produtores do município com atuação em diversas áreas como bovinocultura e outras criações, cafeicultura e outras culturas, hortaliças e frutas, agroecologia (agricultura de base agroecológica, por ser menos impactante e mais sustentável), comercialização e gestão, inclusão produtiva, segurança hídrica e sustentabilidade ambiental.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação João Pinheiro (FJP), o município apontou dados como: Produto Interno Bruto (PIB), no valor de mais de R$ 2 bilhões; PIB da agropecuária, no valor de mais de R$ 2 milhões; porcentagem da participação da agropecuária no PIB – 0,08%; e 190 pequenos produtores foram beneficiados, segundo o ICMS Solidário.

O Distrito de Ravena é conhecido pela criação de aves para venda e consumo próprio. Pensando em alternativas econômicas e em melhorar a alimentação das famílias, há uma compra conjunta mensal de pintainhos. A mobilização beneficia as pequenas propriedades que não têm condições de comprar grande quantidade de pintinhos de uma só vez. O mercado disponibiliza as aves só em caixas de 100 unidades e como essa quantidade é grande para a maioria, a solução é investir na compra conjunta. No ano de 2021 foram adquiridos 11.275 pintinhos caipiras de corte e postura, atendendo a 226 agricultores familiares e produtores urbanos.

Em 2021, foi realizada compra conjunta de mudas frutíferas e ornamentais, adquiridas em um viveiro do município de Dona Euzébia. Com a ação, foram beneficiados 42 produtores, entre familiares e urbanos, e foram adquiridas 965 mudas frutíferas, 34 mudas nativas e 38 ornamentais. Durante a entrega, os produtores receberam uma cartilha com informações sobre pomar doméstico. Além da compra, foi realizado um curso sobre “Condução de Pomar Doméstico”, no qual foram abordados vários tópicos sobre o tema.

A importância da comercialização como renda familiar

A Feira Livre do Bairro Ana Lúcia possui 10 barracas, sendo ocupadas por agricultores familiares do Distrito de Ravena das comunidades Muniz, Palmital e Cigana, que comercializam a produção de hortigranjeiros de aproximadamente 120 famílias. O espaço tornou-se uma importante fonte de renda e de melhor aproveitamento da produção. A feira, consolidada no bairro há 13 anos, desenvolve suas ações graças à parceria entre a Prefeitura de Sabará, a associação do bairro, a Emater-MG, o Colégio Maximus e a comunidade local.

No dia 6 de dezembro de 2021, em comemoração aos 73 anos da Emater-MG, a empresa realizou uma Feira Livre, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento contou com a participação de três barracas para produtores do município de Sabará, envolvendo os dois principais produtos da cidade – banana e jabuticaba.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo artigo 19 da Lei Nº 10.696, de 2 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O PAA é executado pelo Banco de Alimentos de Sabará e consiste na aquisição de produtos da agricultura familiar, que são distribuídos para escolas, creches e entidades assistenciais. No ano de 2021, seis produtores familiares de Ravena venderam seus produtos para o PAA de Sabará e um produtor para o PAA de Belo Horizonte.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo. Foi implantado no Brasil, oficialmente, em 1955 e tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. Em 2021, dois produtores do município forneceram alimentos para o PNAE Municipal e um produtor participou do PNAE Estadual, em atendimento aos municípios de Nova Era e Bela Vista de Minas.

Assistência, capacitação e investimentos em Sabará

No mês de dezembro de 2021, a região de Ravena foi assolada por uma tempestade de granizo que destruiu aproximadamente 70% da produção local de banana. A situação foi agravada pelas chuvas torrenciais do mês de janeiro de 2022. Como forma de auxiliar os agricultores atingidos, eles foram mobilizados e visitas foram realizadas in locu para fazer um levantamento das perdas individuais. Em posse do diagnóstico, houve diálogos com agricultores para buscar soluções e atendê-los, conforme a necessidade de cada um. Além de perdas com a banana, houve também perdas na olericultura. Visitas, levantamentos das perdas e auxílio por meio de assistência técnica também foram executados na recuperação da produção.

A Prefeitura, em parceria com a Emater-MG, realiza o “Do Pé de Jabuticaba ao Pote”, que são encontros periódicos com os produtores do município e região que desejam participar do Festival da Jabuticaba. Durante as palestras, são abordadas as boas práticas no cultivo das jabuticabeiras, englobando plantio, adubação, poda, irrigação e combate às pragas e doenças com caldas alternativas. O objetivo da iniciativa é fazer com que os produtores e trabalhadores rurais adquiram uma nova consciência dos cuidados que devem adotar para garantir a perpetuação do “ouro negro” e suas tradições.

Quando solicitada, há a prestação de assistência técnica à população sabarense. O serviço é contínuo e cada atendimento depende dos assuntos que serão tratados como, por exemplo, gestão de propriedades rurais, cultivo de hortaliças, frutas, culturas permanentes seja em escala comercial ou para subsistência, pecuária, criação de pequenos animais, comercialização, associativismo e, apresentação de novas tecnologias que possam beneficiar os agricultores. Isso permite uma relação mais próxima entre o município, o estado e o agricultor, proporcionando melhora da qualidade de vida do homem do campo.

Ocorre no município a profissionalização da atividade da bananicultura, com a realização de eventos e capacitações, voltados aos agricultores familiares e seus colaboradores, de forma a conduzi-los a uma produção sustentável. Essas ações têm como objetivo conduzir as propriedades a conseguirem a Certificação Orgânica das lavouras de bananas e, com isso, permitir que os agricultores familiares possam agregar valor às bananas-prata e alavancar outros mercados e espaços de comercialização, que possibilitem a melhoria da renda e da qualidade de vida. No ano de 2021, o produtor Paulo César Neri conseguiu obter a Certificação Orgânica de sua produção – Banana da Marieta, pelo IBD Certificações

Para mais informações sobre as ações voltadas para os trabalhadores rurais do município, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (31) 3672-7694.

Notícias Recentes