ZOONOSES: PREFEITURA FAZ INSPEÇÃO EM RESIDÊNCIAS DE RAVENA PARA COMBATER A DOENÇA DE CHAGAS
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate à doença de chagas, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou, nesta quinta-feira (19/1), uma série de inspeções a residências localizadas na zona rural do Distrito de Ravena. Brumado foi a primeira região visitada pelos agentes de endemias da cidade. Ao longo do ano, todas as regiões da localidade contarão com as inspeções preventivas.
Durante a visita, os agentes entregaram panfletos informativos sobre a temática e orientaram os moradores sobre a importância de adotarem medidas de prevenção para o controle do triatomíneo, barbeiro transmissor da doença.
As medidas são:
- manter o domicílio limpo e organizado;
- retirar e evitar o acúmulo de entulho e restos de construção;
- trocar periodicamente os ninhos de galinha;
- mudar o local de armazenamento da lenha;
- afastar de lugar e limpar atrás e debaixo de móveis;
- retirar colchões e limpar os estrados da cama;
- retirar quadros da parede e fazer a limpeza.
Segundo o CCZ, a ação faz parte do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Criado em 2007, a iniciativa é voltada para a área rural do município, local onde há maior risco do aparecimento do triatomíneo. O programa tem como objetivo eliminar, precocemente, os focos do inseto transmissor e prevenir a ocorrência da doença. Para isso, duas formas de vigilância são adotadas, sendo elas passiva e ativa.
A passiva é feita pelo morador com a adoção das medidas de preventivas e a ativa pelos agentes que comparecem ao domicílio para verificar a presença de qualquer inseto com suspeita de ser o triatomíneo. Nos casos de suspeita, os focos da doença são eliminados. Em locais onde são encontrados insetos comprovadamente triatomíneos é realizado, também, o controle químico com borrifação de inseticida.
Quanto à área urbana, em caso da presença de qualquer inseto com suspeita de ser o triatomíneo, basta o morador entrar em contato com o CCZ para que um agente faça a captura do inseto, que será enviado para análise.
Doença de Chagas
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente por meio do inseto “barbeiro”.
A transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada. O T.cruzi contido nas fezes do “barbeiro” pode penetrar no organismo humano, também pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou por meio de feridas ou cortes recentes existentes na pele. Podemos ter ainda outros mecanismos de transmissão por meio de: transfusão de sangue, caso o doador seja portador da doença; transmissão congênita da mãe chagásica para o filho, via placenta; manipulação de caça (ingestão de carne contaminada) e, acidentalmente, em laboratórios.
Para mais informações sobre a doença de chagas ou esclarecimentos, entre em contato com o CCZ pelo telefone (31) 3674-6295 ou pelo Disque Saúde 136.