TERCEIRA IDADE: CENTRO SABARENSE DE REABILITAÇÃO PROMOVE ORIENTAÇÃO AOS FAMILIARES E CUIDADORES PARA MELHORIA DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

na Categoria Saúde

Na última semana, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a eMulti (Equipe Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde) e o Centro Sabarense de Reabilitação (CESARE), promoveu uma iniciativa de grande importância voltada para a promoção da saúde e qualidade de vida na terceira idade. O evento, com o tema “Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade: Orientação aos Familiares e Cuidadores de Pacientes em Reabilitação”, contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas e um público ansioso por informações e apoio.

O principal momento do evento foi uma roda de conversa, na qual os familiares e cuidadores puderam compartilhar suas angústias e desafios enfrentados durante o processo de reabilitação dos pacientes. Luíza Veríssima, psicóloga convidada, trouxe esclarecimentos e ideias valiosas ao abordar as diferentes reações dos pacientes diante das limitações físicas e/ou neurológicas, além de enfatizar a importância do autocuidado dos cuidadores.

A atmosfera de acolhimento foi reforçada com um momento especial de sorteio, no qual os participantes foram agraciados com vasinhos de cactos, uma planta que simboliza a persistência e a adaptação, características essenciais tanto para os pacientes em processo de reabilitação quanto para seus cuidadores.

Com um público-alvo composto por familiares e cuidadores, o encontro foi um importante passo na oferta de suporte emocional e orientação prática para aqueles que desempenham um papel fundamental no processo de recuperação e reintegração dos pacientes na sociedade.