SOCIAL: FAMÍLIAS SABARENSES DEVEM ATUALIZAR O CADÚNICO PARA MANTER OS BENEFÍCIOS EM DIA

na Categoria CadÚnico, Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que as famílias sabarenses inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais devem efetuar a atualização dos dados no sistema do Governo Federal em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade.

Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão dos benefícios e programas e posterior cancelamento, além da exclusão do cadastro na base nacional. Para evitar eventuais bloqueios ou perda de algum benefício, como o Tarifa Social (Copasa), as famílias devem apresentar os documentos comprobatórios no CRAS mais próximo da residência.

Para atualizar o CadÚnico, basta procurar o CRAS mais próximo da residência com a seguinte documentação:

• Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Título eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho (física ou digital).

Para mais informações, entre em contato com o CRAS mais próximo da residência.

• CRAS Alvorada | Rua Campanha, nº 55, Alvorada – (31) 3485-2972;
  • CRAS Borba Gato | Rua Adair Siqueira de Queiroz, nº 8, Borba Gato – (31) 3691-6402;
  • CRAS Castanheiras | Rua Prudente de Morais, s/nº, Castanheiras – (31) 3671-4572;
  • CRAS Centro | Rua Mestra Ritinha, nº 225, Centro – (31) 3671-4402;
  • CRAS Estação Cidadania | Rua Amazonas, nº 15, Vila Rica – (31) 3675-1438;
  • CRAS Fátima | Rua Santa Luzia, nº 2069 A, Nossa Senhora de Fátima – (31) 3673-2183;
  • CRAS General Carneiro‌ | Rua Heliodora, nº 256 A, Itacolomi – (31) 3672-9046;
  • CRAS Ravena | Largo do Rosário, nº 164, Ravena – (31) 3672-3649;
  • CRAS Roça Grande | Rua Catita, nº 88, Roça Grande – (31) 3674-5496.

COPASA

Um dos exemplos de benefícios para famílias de baixa renda é o Tarifa Social, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, que trata da redução de até 50% na fatura dos serviços de água e esgoto às famílias de baixa renda.

De acordo com a Copasa, atualmente, 1.536 famílias de Sabará estão com as informações desatualizadas. Para ter direito ao Tarifa Social, o cliente deve e estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$362,00).

Para a concessão de tal benefício, deve-se procurar a agência da Copasa com os seguintes documentos:

• Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Folha resumo do CadÚnico;
  • Cópia da última conta de luz (se a conta não estiver no nome do beneficiário, é preciso apresentar um comprovante de endereço no nome do solicitante).

De acordo com a Copasa, o cliente que não atualizar o cadastro no CRAS até o dia 20/06/2024 terá o benefício do Tarifa Social cancelado. Em Sabará, existem 1.536 famílias com o CadÚnico desatualizado.