SEGURANÇA: SABARÁ PASSA A CONTAR COM O SERVIÇO “EMERGÊNCIA MG”, PELA INTERNET
A população de Sabará já pode fazer o acionamento do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) pela internet.
O atendimento virtual é realizado por meio do Emergência MG, serviço pioneiro no país que faz a mobilização integrada das polícias e Bombeiros, via chat.
O cidadão pode solicitar ajuda por meio de site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram (basta procurar na lupa por Emergência MG).
O anúncio da expansão foi feito na última sexta-feira (12/1), em apresentação para a imprensa, após fase de testes de 30 dias no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Agora, o Emergência MG já está disponível para receber demandas da capital e das cidades de Sabará, Betim, Confins, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.
O serviço é uma revolução na mobilização das forças de segurança pública em Minas, uma vez que as chamadas telefônicas eram o único modo disponível de acionamento há 47 anos, quando a Central de Operações da Polícia Militar foi criada, em 1976.
O Emergência MG também significa a criação de uma única porta de entrada para acionamento da PM, PC e Corpo de Bombeiros Militar. Ou seja, o cidadão acessa um único serviço para resolver qualquer questão de emergência que demande ajuda das forças de segurança.
A coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Carnaval e segurança
No meio da folia – multidões reunidas em blocos carnavalescos e com músicas em alto volume – muitas vezes fica inviável acionar as forças de segurança por meio de uma ligação.
Com o Emergência MG, o acionamento poderá ser feito pelo chat, incluindo o compartilhamento de localização, envio de fotos e realização de videochamadas.
“O Emergência MG não substituirá as chamadas telefônicas, este serviço é mais uma ferramenta para amparar o cidadão. Em momento oportuno, pré-Carnaval, cidadãos dessas cidades poderão fazer uso da ferramenta. Temos a previsão de novas expansões ainda antes do Carnaval”, adianta o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves.
O tenente-coronel Ricardo Gonçalves, da Assessoria de Articulação Institucional da Polícia Militar na Sejusp, destaca a inovação que o novo sistema de acionamento traz para a segurança pública e a população mineira. “A expansão do atendimento faz com que estejamos mais alinhados com as novas tecnologias, por meio do compartilhamento de áudio, vídeos e fotos”.
“Não temos dúvida de que os serviços de mensagens e o compartilhamento de fotos são utilizados pela população. Com a inovação, as forças de segurança ficam ainda mais próximas, aumentando a capilaridade das suas ações para receber informações de forma mais ágil”, reforça o delegado-geral Júlio Wilke, superintendente de Investigação da PCMG.
Subchefe do Centro de Operações de Bombeiros Militar (Cobom), o major João Paulo Ferroni destaca o apoio das imagens em tempo real do novo sistema. “O Emergência MG vai permitir que, por meio da chamada de vídeo, verifiquemos melhor determinadas situações, como é o caso de bebês engasgados, por exemplo, ampliando as possibilidades do nosso atendimento”, detalha.
Os profissionais envolvidos lembram ainda que a possibilidade de envio de localização, imagem e áudio por parte do solicitante pode contribuir para evitar uma situação mais grave, a partir da atuação rápida das forças de segurança.
Inclusão e integração do Emergência MG
O Emergência MG foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sejusp, Prodemge, TabControl e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Para alcançar a agilidade que o atendimento requer e a rastreabilidade de quem solicita ajuda, muitas etapas de testes foram vencidas.
O resultado são dois níveis de acesso para o cidadão – um informativo e outro de solicitação emergencial, e quem ganha é o cidadão mineiro.
O novo projeto também é ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e Bombeiros por pessoas com deficiência auditiva, que antes não podiam fazer o acionamento via chamada telefônica.
Fase de testes
Durante a fase de testes, realizada no município de Lagoa Santa ao longo de dezembro, o Emergência MG recebeu 6.420 acionamentos.
Foram 17 acionamentos de emergência direcionados especificamente para o município piloto, com tempo médio de atendimento inferior a 4 minutos.
As ocorrências mais registradas foram: perturbação do sossego, tráfico/uso de drogas e violência doméstica.
A migração das chamadas para a internet será estabelecida no estado em escala gradativa, até a disponibilidade em todos os aplicativos de mensagens instantâneas e em todas as cidades de Minas.
A intenção é garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190, 197 e 193.
Após esses dez municípios, o Emergência MG será expandido para as outras 34 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas.
Saiba mais sobre o funcionamento do Emergência MG neste vídeo explicativo.
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG