SAÚDE: PREFEITURA INAUGURA NOVA REDE DE FRIO PARA ARMAZENAMENTO DE VACINAS

na Categoria Saúde, Vacinação

Na manhã desta sexta-feira (1º/12), a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a nova Rede de Frio Municipal, um local adequado com o objetivo de garantir a manutenção da qualidade dos imunobiológicos até a entrega nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

Anteriormente, a Rede de Frio se encontrava em um espaço da UBS Siderúrgica. Agora, está instalada em um prédio anexo ao da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Paciência, e conta com uma estrutura melhor e mais segura para o acondicionamento das doses de vacinas.

O espaço é composto por sala de equipamentos de refrigeração, área administrativa, área de conferência, almoxarifado, copa, sala de lavagem de caixas, sala de preparo, depósito de material de limpeza e sanitários. Quanto aos equipamentos, a Rede de Frio possui 10 câmaras frias, um freezer e um gerador, com uma carga que dura aproximadamente 16 horas, em caso de falta de energia. Foram instalados climatizadores, gerador de energia, sistema de acionamento de dados por câmara fria; e colocação de bancadas, pias e móveis para preparo de materiais. Todas as adequações foram executadas de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serviços realizados

De acordo com Mariana Nunes, Secretária Municipal de Saúde, o monitoramento das vacinas durante a pandemia da Covid-19 foi o maior desafio já enfrentado. “Hoje, estamos muito felizes em inaugurar este novo espaço, com uma estrutura moderna que garante a segurança no controle das vacinas aqui armazenadas. É um grande avanço para a nossa cidade, vindo de encontro com as políticas públicas de incentivo e valorização da vacinação”, destacou.

Vacinas armazenadas

Atualmente, a Rede de Frio tem em seu estoque mais de 33 mil doses de vacinas, sendo elas PPD, BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, VIP, Antirrábica, Covid-19 Pfizer Bivalente, Covid-19 Pfizer Adulto, Covid-19 Pfizer Baby, Covid-19 Pfizer Pediátrica, DT, ACWY, Meningite C, VOP, Rota, HPV, Penta, Pneumo 10, DPTa, DPT e Triviral.

Ordem de Serviço para o SAE

Na oportunidade, foi autorizada a Ordem de Serviço para construção de uma nova sede para o Serviços de Assistência Especializada – SAE, um importante serviço de infectologia, garantindo a melhoria na qualidade em saúde e um acolhimento mais humanizado.