SAÚDE: PERÍODO DE CARNAVAL EXIGE CUIDADOS PARA PREVENIR A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

 na Categoria Saúde

Com a chegada do Carnaval em Sabará e o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, é recomendado que sejam adotadas medidas preventivas. Na cidade, os moradores e também os visitantes e turistas devem ter precauções em áreas com transmissão da dengue. É preciso adotar medidas de proteção individual, como utilização de repelente e uso de roupas que protejam as áreas mais expostas do corpo.

É preciso eliminar qualquer foco de água, escovando a parede dos recipientes que são utilizados em quintais e podem acumular água depois de um período de chuva, por exemplo. Caso possível, resguardar esses materiais em locais protegidos do relento. É importante lembrar que as fêmeas desse mosquito põem os ovos na parede de recipientes, e não na lâmina de água. Assim, os ovos ficam aderidos ao local da postura e, depois de alguns dias, estarão prontos para eclodir quando entrarem em contato com a água. Verificar se calhas estão limpas, sem acúmulo de folhas, se ralos pluviais estão secos, descartar objetos inservíveis do jardim ou quintal são medidas recomendadas.

Durante o Carnaval, ao perceber qualquer sintoma relacionado às doenças causadas pelo Aedes aegypti, como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, procure atendimento médico.

Notícias Recentes